Coração de Sião

Coração de Sião - Setembro de 2012

| Imprimir | PDF 

ESTA PALAVRA É DURA?

“Depois de ouvirem as palavras de Jesus, muitos de seus discípulos disseram: ‘Estas palavras são duras! Quem pode escutá-las?’ Percebendo que os discípulos estavam murmurando por causa disso, Jesus lhes disse: ‘Isto vos escandaliza? E se vísseis o Filho do homem subir para onde estava antes? O espírito é que dá a vida. A carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não crêem’. De fato, Jesus sabia desde o princípio quais eram os que não tinham fé e quem haveria de entregá-lo. E prosseguiu: ‘Por isso eu vos disse: ninguém pode vir a mim se isso não lhe for concedido pelo Pai’. Desde então, muitos dos discípulos se retiraram e já não o seguiam.

Jesus perguntou então aos Doze: ‘Também vós quereis ir embora?’ Simão Pedro respondeu: ‘Senhor, para quem iríamos? Tu tens palavras de vida eterna. Nós acreditamos e sabemos que tu és o Santo de Deus’”. (cf. Jo 67, 60-69)

Esta palavra é dura: quem a pode escutar?”.

Na verdade o que é duro?

A palavra do Senhor ou o coração do homem que unicamente sabe encerrar-se em si mesmo e não quer escutar? Por que não é doce para mim a Palavra do Senhor, mais que o mel na minha boca (Sl 119, 103)? Por que não gosto de conservá-la no coração (Sl 119, 9.11.57) e recordá-la de dia e de noite? Por que não é a minha lâmpada que ilumina todos os meus passos (Sl 119, 105)?

Neste mês de setembro a Igreja Católica nos chama a lermos e meditarmos com maior intensidade a Palavra de Deus que está na Bíblia. No Evangelho acima, Jesus nos diz que “as Palavras que vos tenho dito são espírito e vida”.

O homem precisa de Deus, do seu Criador. Nos dias de hoje vemos o homem com o coração endurecido, fechado a vida (a sua e a dos outros). A consequência quem sofre é o próprio homem, que se torna solitário, fechado em si mesmo, isolado, Não se inquieta, porém, de estar prestes a esgotar-se e de ser curta a vida. Mas rivaliza com os que moldam em ouro e prata, imita os que trabalham em bronze e põe sua glória em fabricar equívocos. Seu coração é cinza; sua esperança, mais vil do que a terra; vale menos que argila a sua vida. Pois não reconhece Aquele que o formou, que lhe inspirou uma alma ativa e lhe insuflou um espírito vital. Considera nossa vida um brinquedo, e a existência um mercado lucrativo. ‘Pois – diz ele – é preciso tirar proveito de tudo, até do mal’. Este, portanto, mais que todos os outros, sabe que peca ao fabricar, da matéria terrestre, vasos frágeis e estátuas”. (Sb 15, 9-13)

Você está satisfeito com sua vida? Tudo está bem?  

É fácil responder, basta saber em que posição você coloca Deus na sua vida, e como trata a sua Palavra.

Quando Jesus perguntou aos seus discípulos: “‘Também vós quereis ir embora?’ Simão Pedro respondeu: ‘Senhor, para quem iríamos? Tu tens palavras de vida eterna. Nós acreditamos e sabemos que tu és o Santo de Deus”.

 Você também acredita?


INTENÇÕES DO MÊS

Neste mês da Bíblia, que a Palavra de Deus possa ser utilizada de forma mais intensa e se torne o centro de nossas vidas e famílias.

É preciso lembrar, como disse o Beato João Paulo II ao presidente da Federação Mundial Católica para o Apostolado Bíblico: “Dando a Bíblia aos homens e mulheres, vós dais o próprio Cristo, que enche os que têm fome e sede da Palavra de Deus, que sacia os que têm fome e sede de liberdade e justiça”.

A Bíblia é o fundamento de toda a Teologia. Sem seu estudo e conhecimento é impossível conhecer o Cristo e a sua Igreja. O ser humano anseia por felicidade, por liberdade, por justiça e tantas outras coisas para sua satisfação e realização, mas ainda não tem a compreensão que para que tudo isto aconteça ele precisa de Deus. Por essas e tantas outras razões precisamos ler e buscar entender a Bíblia a luz do Magistério da Igreja que tem “‘O ofício de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou transmitida, pois foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade se exerce em nome de Jesus Cristo’, isto é, foi confiado aos bispos em comunhão com o sucessor de Pedro, o bispo de Roma” (Catecismo da Igreja Católica nº 85).

Só assim entenderemos e conheceremos a vontade Deus para as nossas vidas.

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!  


REZEMOS 

Rezemos juntos com as Palavras da Sagrada Escritura pois, como já sabemos “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. (Mt 4,4)

Como poderá um jovem manter conduta irrepreensível? Cumprindo tua palavra. Procuro-te de todo o coração: não deixes desviar-me dos teus mandamentos! No coração conservo tua palavra para não pecar contra ti. Bendito és tu, Senhor: ensina-me tuas prescrições! Enumero com os lábios, todas as sentenças de tua boca. Encontrei alegria no caminho de tuas leis, como no acúmulo de riquezas. Meditarei em teus preceitos e contemplarei tuas veredas. Deleito-me em tuas prescrições, não esquecerei tua palavra. Concede este favor a mim, teu servo: deixa-me viver na observância de tua palavra! Abre meus olhos para eu ver as maravilhas de tua lei. Sou um peregrino na terra: não me ocultes teus mandamentos! Minha alma se consome, sempre ansiosa de teus decretos. Advertiste os soberbos, os malditos que se desviam de teus mandamentos. Aparta de mim o insulto e o desprezo, porque tenho observado tuas leis. Ainda que os príncipes se assentem para confabular sobre mim, teu servo medita em tuas prescrições. Tuas leis são minha delícia, minhas conselheiras. Eis-me prostrado no pó: reanima-me, segundo tua palavra! Mostrei meus caminhos, e me atendeste: ensina-me tuas prescrições! Instrui-me no caminho de teus preceitos, e meditarei em tuas maravilhas. A tristeza faz-me a alma chorar: reanima-me, segundo tua palavra! Afasta-me do caminho do erro e dá-me a graça por meio de tua lei! Escolhi o caminho da fidelidade, pus diante de mim teus decretos. Apeguei-me às tuas leis: Senhor, não me decepciones! Correrei pelo caminho de teus mandamentos, quando me dilatares o coração. Mostra-me, Senhor , o caminho de tuas prescrições para que eu as guarde até o fim!” (Sl 119, 9-33) Amém!

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

1 Pai Nosso; 1 Ave Maria; 1 Glória.

Compartilhar

Coração de Sião - Agosto de 2012

| Imprimir | PDF 

SERÁ QUE O RECONHECEM?

       O momento atual é de tomada de posição em favor de toda a sociedade, sobretudo para àqueles que tem consciência cristã!

       Nos aproximamos das eleições municipais, precisamos decidir por àqueles que desejam lutar pela vida, pelo bem e pela justiça.

       É também tempo de Jornada Mundial da Juventude, hora de preparação, precisamos nos organizar para que em 2013, a JMJ seja um grande momento para toda a sociedade e de modo muito especial para nossa juventude.

       Nestes momentos que são importantes e decisivos para toda a sociedade, qual deve ser a sua postura, em quem colocar a nossa confiança?

Nós esperávamos que fosse Ele quem iria libertar Israel”. (cf. Lc 24, 21).

Que momento é este, quem é que os homens e mulheres de nossa sociedade consumista, interesseira, individualista... pensam que os irá libertar?

Dois dos discípulos que estiveram com Jesus antes de ser crucificado, voltavam desanimados, sem esperança, caminhavam, retornando para Emaús, murmuravam com o desejo de retomar as atitudes de antes do encontro, e Jesus colocou-se no caminho ao lado deles; não reconheceram Aquele que podia mudar suas vidas, a realidade da sociedade, O mesmo que já naquele momento havia alterado o ritmo da história. Não conseguiam conceber em sua inteligência, vazia de fé, o acontecido, pois sua esperança estava em um messias, um profeta segundo os critérios e interesses humanos, o qual iria promover a libertação política de Jerusalém.

Hoje o que está acontecendo? Em nossos dias, esperamos o que, em quem? Queremos que nossas vidas sejam transformadas segundo o nosso querer e nossos interesses. Grande problema em nossos dias é também não reconhecermos que a orientação para a libertação, para a transformação, também ocorre através da Sagrada Escritura.

Enquanto caminhavam, Jesus “foi explicando tudo que a Ele se referia em todas as Escrituras” (cf. Lc 24, 27), e O reconheceram, quando “tomou o pão, rezou a bênção, partiu-o e lhes deu”. (cf. Lc 24, 30). Os discípulos de Emaús reconheceram Jesus no partir do Pão, ou seja, na Eucaristia. Aí se abriram os olhos, sua atitude de fé foi retomada. Mas hoje, quem ouve Jesus e suas orientações? Quem O busca e encontra na Eucaristia?

Buscai o Senhor, enquanto se deixa encontrar, invocai-o, enquanto está perto!” (Is 55,6).

Encontrando-O, aproveite o momento, quando Ele próprio nos confia a decisão de sermos autores de uma transformação, testemunhas d’Ele, para que as realidades que nos envolvam, sejam modificadas através das eleições e também na Jornada Mundial da Juventude 2013 da qual já devemos estar participando na divulgação e organização em nossa diocese, paróquia, movimento e nos eventos da pré-jornada.


INTENÇÕES DO MÊS

Neste mês, temos o compromisso de rezar pelas eleições municipais e também pela Jornada Mundial da Juventude, toda a sua preparação e organização.

A Igreja, através dos Bispos das Dioceses do Estado do Rio de Janeiro, nos diz que nosso voto para escolher o prefeito e os vereadores é importante. Depende de nós para que nosso Município seja governado por pessoas que querem o bem de todos. Quem não cuida de seus negócios pessoais ou empresas, não tem condições de representar o povo na Prefeitura nem na Câmara dos Vereadores. Escolha candidatos que não trocam seu voto por tijolos, bolsas de alimentos, remédio, promessas ilusórias para melhorar seu bairro.

Peçamos que nossos candidatos respeitem e valorizem a família. Votemos em candidatos com Ficha Limpa, não queremos pessoas que pela corrupção aumentam seus bens; em quem valoriza a educação das crianças, adolescentes e jovens, o ensino religioso nas escolas, o melhor atendimento na saúde; em quem respeita a vida em todas as idades e é contra o aborto; em quem respeita o equilíbrio da natureza: florestas, rios; em quem promove o saneamento básico e construção de moradia em lugares sem risco; em quem apresenta projetos práticos por transporte digno para a população; em quem se compromete por uma organização eficaz para a segurança da sociedade.

Rezemos para que a JMJ 2013 no Rio de Janeiro “seja de fato uma preciosa ocasião para muitos jovens de experimentar a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e de viver a fé” (cf. Santo Padre, o Papa Bento XVI)

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!  


REZEMOS 

Rezemos juntos por este tempo novo para o nosso Brasil através oração oficial da jornada mundial da juventude 2013

Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo”. Amém!

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

1 Pai Nosso; 1 Ave Maria; 1 Glória.

Compartilhar

Coração de Sião - Julho de 2012

| Imprimir | PDF 

MEU SENHOR E MEU DEUS!

Neste mês a Igreja celebra a festa do apóstolo Tomé que ficou conhecido entre os demais pela sua incredulidade.

Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio (Jo 20,24). Era o único discípulo que estava ausente. Ao voltar, ouviu o que acontecera, mas negou-se a acreditar. Veio de novo o Senhor, e mostrou seu lado ao discípulo incrédulo para que o pudesse apalpar; mostrou-lhe as mãos e, mostrando-lhe também a cicatriz de suas chagas, curou a chaga daquela falta de fé. Que pensais, irmãos caríssimos, de tudo isto? Pensais ter acontecido por acaso que aquele discípulo estivesse ausente naquela ocasião, que, ao voltar, ouvisse contar, que, ao ouvir, duvidasse, que, ao duvidar, apalpasse, e que, ao apalpar, acreditasse?

Nada disso aconteceu por acaso, mas por disposição da providência divina. A clemência do alto agiu de modo admirável a fim de que, ao apalpar as chagas do corpo de seu mestre, aquele discípulo que duvidara curasse as chagas da nossa falta de fé. A incredulidade de Tomé foi mais proveitosa para a nossa fé do que a fé dos discípulos que acreditaram logo. Pois, enquanto ele é reconduzido à fé porque pôde apalpar, o nosso espírito, pondo de lado toda dúvida, confirma-se na fé. Deste modo, o discípulo que duvidou e apalpou tornou-se testemunha da verdade da ressurreição.

Tomé apalpou e exclamou: Meu Senhor e meu Deus! Jesus lhe disse: Acreditaste,porque me viste? (Jo 20,28-29). Ora, como diz o apóstolo Paulo: A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se vêem (Hb 11,1). Logo, está claro que a fé é a prova daquelas realidades que não podem ser vistas. De fato, as coisas que podemos ver não são objeto de fé, e sim de conhecimento direto. Então, se Tomé viu e apalpou, por qual razão o Senhor lhe disse: Acreditaste, porque me viste? É que ele viu uma coisa e acreditou noutra. A divindade não podia ser vista por um mortal. Ele viu a humanidade de Jesus e proclamou a fé na sua divindade, exclamando: Meu Senhor e meu Deus! Por conseguinte, tendo visto, acreditou. Vendo um verdadeiro homem, proclamou que ele era Deus, a quem não podia ver.

Alegra-nos imensamente o que vem a seguir: Bem-aventurados os que creram sem ter visto (Jo 20,29). Não resta dúvida de que esta frase se refere especialmente a nós. Pois não vimos o Senhor em sua humanidade, mas o possuímos em nosso espírito. É a nós que ela se refere, desde que as obras acompanhem nossa fé. Com efeito, quem crê verdadeiramente, realiza por suas ações a fé que professa. Mas, pelo contrário, a respeito daqueles que têm fé apenas de boca, eis o que diz São Paulo: Fazem profissão de conhecer a Deus, mas negam-no com a sua prática (Tt 1,16). É o que leva também São Tiago a afirmar:A fé, sem obras, é morta (Tg 2,26).

 


INTENÇÕES DO MÊS

Vivemos tempos de decisão!

Segundo o nosso Papa os dias atuais, mais do que no passado, a fé vê-se sujeita a uma série de interrogativos, que provêm de uma mentalidade que  reduz o âmbito das certezas racionais ao das conquistas científicas e tecnológicas. "Mas a Igreja nunca teve medo de mostrar que não é possível haver qualquer conflito entre fé e ciência autêntica, porque ambas tendem, embora por caminhos diferentes, para a verdade", ensina.

Da mesma forma, o professar com a boca indica que a fé implica um testemunho e um compromisso públicos. "O cristão não pode jamais pensar que o crer seja um fato privado. A fé é decidir estar com o Senhor, para viver com Ele. E este 'estar com Ele' introduz na compreensão das razões pelas quais se acredita. A fé, precisamente porque é um ato da liberdade, exige também assumir a responsabilidade social daquilo que se acredita".

A renovação da Igreja realiza-se também através do testemunho prestado pela vida dos crentes: "de fato, os cristãos são chamados a fazer brilhar, com a sua própria vida no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou", adverte.

Por fim, Bento XVI lembra que Jesus Cristo, em todo o tempo, convoca a Igreja, confiando-lhe o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo.

Então, coloquemos como intenção para este mês, rezarmos para que os cristãos, assumam a responsabilidade social e assim, se façam testemunhas daquilo que acreditam.

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS 

 Rezemos pedindo que sejamos sempre sustentados em nossa fé e que a exemplo de São Tomé possamos viver crendo no Cristo, o qual ele reconheceu como Senhor.

“A ti, Senhor , elevo minha alma. Em ti, meu Deus, confio: que eu não fique decepcionado, nem triunfem sobre mim os inimigos! Na verdade, não ficam decepcionados os que em ti esperam, decepcionados ficarão os que traírem a fé por uma futilidade. Indica-me, Senhor , teus caminhos, revela-me tuas sendas! Dirige-me no caminho da verdade e me ensina, porque tu és o Deus, meu salvador, e em ti espero, todos os dias. Lembra-te, Senhor, que tua ternura e teus favores são eternos! Não recordes os pecados de minha juventude nem minhas faltas! Lembra-te de mim segundo tua misericórdia, por causa de tua bondade, Senhor! O Senhor é bom e justo; por isso mostra o caminho aos pecadores, encaminha os humildes segundo a justiça, ensina aos humildes o caminho. Todas as sendas do Senhor são amor e fidelidade para os que guardam sua aliança e suas leis. Por causa de teu nome, Senhor, perdoa minha culpa, que é grave! Há alguém que tema o Senhor? Ele lhe mostrará o caminho a escolher. Sua alma descansará na prosperidade, e sua descendência possuirá a terra. O Senhor se faz íntimo dos que o temem e lhes dá a conhecer sua aliança. Meus olhos estão sempre fixos no Senhor, pois ele livra da rede os meus pés. Volta-te para mim e tem piedade, pois estou só e oprimido. Os infortúnios tomaram conta de meu coração: tira-me das angústias! Vê minha miséria e tribulação e perdoa-me todos os pecados! Vê quantos são meus inimigos e como me odeiam com ódio violento! Guarda minha alma e salva-me! Que eu não fique decepcionado por ter-me refugiado em ti! A honradez e a retidão me sejam de valia, pois em ti ponho minha esperança”. (cf. Sl 25, 1-21)

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

1 Pai Nosso; 1 Ave Maria; 1 Glória.

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.