Coração de Sião

Coração de Sião - Junho de 2018

| Imprimir | PDF 

 

 “Vinho novo em odres novos

Chegamos à metade do ano. Após cinco meses intensos, muita festa litúrgica, período que concluímos com a Solenidade de Corpus Christi no último dia trinta e um de maio.

Agora, durante o tempo comum que irá perdurar até 25 de novembro quando celebraremos a Festa de Cristo Rei, permaneçamos no sopro do Pentecostes, não percamos de vista tudo o que vivemos nesses primeiros meses de 2018. Durante os próximos meses vivamos sob a moção do Espírito Santo, vivamos como os apóstolos, pois no dia de Pentecostes, eles “começaram a falar em todas as línguas. Aprouve a Deus, naquele momento, significar a presença do Espírito Santo, fazendo com que todo aquele que O tivesse recebido, falasse em todas as línguas. Devemos compreender que se trata do mesmo Espírito, pelo qual o amor de Deus foi derramado em nossos corações.

O amor haveria de reunir na Igreja de Deus todos os povos da terra. Como naquela ocasião um só homem, recebendo o Espírito Santo, podia falar em todas as línguas, agora, uma só Igreja, reunida pelo Espírito Santo, se exprime em todas as línguas. Se por acaso alguém nos disser: 'Recebeste o Espírito Santo; por que não falas em todas as línguas?'  responderemos: 'Eu falo em todas as línguas. Porque sou membro do Corpo de Cristo, isto é, da sua Igreja, que se exprime em todas as línguas. Que outra coisa quis Deus significar pela presença do Espírito Santo, a não ser que sua Igreja falaria em todas as línguas?’

Deste modo, cumpriu-se o que o Senhor tinha prometido: ‘Ninguém coloca vinho novo em odres velhos. Vinho novo deve ser colocado em odres novos. E assim ambos são preservados’ (cf. Lc 5,37-38).

Por isso, quando ouviram os apóstolos falar em todas as línguas, diziam, com certa razão: ‘Estão cheios de vinho’ (At 2,13). Na verdade, já transformados em odres novos, renovados pela graça da santidade, a fim de que, repletos do vinho novo, isto é, do Espírito Santo, parecessem ferver ao falar em todas as línguas. Com este milagre tão evidente prefiguravam a universalidade da futura Igreja, que haveria de abranger as línguas de todos os povos.

Celebremos sempre, nesta lembrança, este dia como membros do único Corpo de Cristo.  Não celebraremos em vão, se realmente somos aquilo que celebramos, isto é, se estamos perfeitamente incorporados naquela Igreja que o Senhor enche do Espírito Santo e faz crescer progressivamente através do mundo inteiro. Esta Igreja ele reconhece como sua e é por ela reconhecido como seu Senhor. O esposo não abandonou sua esposa; por isso ninguém pode substituí-la por outra.

É a vós, homens de todas as nações, que sois a Igreja de Cristo, membros de Cristo,  corpo de Cristo, esposa de Cristo, é a vós que o Apóstolo dirige as palavras: 'suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. Aplicai-vos em guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz' (Ef 4,2-3). Então, ao lembrar o preceito de nos suportarmos uns aos outros, falou-nos do amor, e se referindo à esperança da unidade, evidenciou o vínculo da paz.

A Igreja, casa de Deus, edificada com pedras vivas. Nela o Eterno Pai gosta de morar; nela seus olhos jamais devem ser ofendidos pelo triste cena da divisão entre seus filhos”.   

Fonte – liturgia das horas – 2ª leitura  - sábado – 7ª semana – tempo pascal  - Dos Sermões de um Autor africano anônimo, do século VI


INTENÇÕES DO MÊS

Neste mês, unidos ao Papa Francisco e a toda a Igreja, coloquemos como intenção das nossas orações:

 Em junho, a intenção do Santo Padre é dedicada às redes sociais, para que estas “favoreçam a solidariedade e o respeito pelo outro na sua diferença”.

Continuemos ainda neste mês a pedirmos pelas intenções da CF 2018 e por todas as situações de violência, falta de paz, pobreza e fome no mundo. De modo muito especial peçamos pelas crianças e idosos.

Neste mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, devoções populares e, sem dúvida, é uma das piedades mais difundidas e mais amadas pelos fiéis. Peçamos para que os cristãos se voltem para o Senhor e o testemunhem, reconhecendo-se filhos de Nossa Senhora e obedientes a ela, busquem a unidade e a paz.   

Imaculado coração de Maria, sede a nossa salvação.

Sagrado Coração de Jesus, nós esperamos e confiamos em Vós!


 

 

REZEMOS

 

Rezemos neste mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração, pedindo sua intercessão!

“Santíssimos Corações de Jesus e Maria, unidos no amor perfeito, como nos olhais com carinho e misericórdia, consagramos nossos corações, nossas vidas, nossas famílias e assim também todos os cristãos a Vós. Conhecemos que o belo exemplo de vosso lar em Nazaré, foi um modelo para cada uma de nossas famílias. Esperamos obter, com Vossa ajuda, a união e o amor forte e perdurável que vos destes. Que todos os lares sejam cheios de alegria. Que o afeto sincero, a paciência, a tolerância, e o respeito mútuo sejam dados livremente a todos. Que nossas orações incluam as necessidades dos outros, não somente as nossas. E que sempre estejamos próximos dos sacramentos. Abençoai a todos os presentes e também os ausentes, tantos os vivos como os defuntos; que a paz esteja conosco, e quando formos provados, concedei a resignação cristã à vontade de Deus. Mantende nossas famílias perto de Vossos Corações; que Vossa proteção especial esteja sempre conosco”. Amém!

Sagrados Corações de Jesus e Maria, escutai nossa oração.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

 

FONTE – http://www.comunidadesiao.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5003:oracao-de-consagracao-aos-sagrados-coracoes-de-jesus-e-imaculado-coracao-de-maria&catid=7:espiritualidade&Itemid=83

 

 

 

Compartilhar

Coração de Sião - Maio de 2018

| Imprimir | PDF 

 

 Olhou para a humildade de sua serva

Chegamos a maio, mês dedicado a Virgem Maria desde o século XIII, por uma primeira iniciativa do rei Afonso X, de Castela e León, na Espanha. A partir de então, começam a surgir práticas devocionais no sentido de homenagear à Virgem Santíssima. Aos poucos, o mês vai tomando um aspecto mariano que se consolida no séc. XVIII, com a publicação de obras como a do padre jesuíta A. Dionisi, que pode ser considerado o iniciador do mês mariano.

Este mês é repleto de festas, dedicadas à Nossa Senhora: 13 de maio celebramos a primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima. A visitação de Nossa Senhora à sua prima Isabel é celebrada no dia 31 de maio (quando neste ano será celebrado Corpus Christi). E por ser Maria, a Mãe de Deus e nossa, o mundo cristão comemora o Dia das Mães no segundo domingo, rogando-lhe que defenda, proteja e auxilie todas as mães em sua difícil missão.

A devoção à Virgem Maria quer destacar o papel fundamental dela, de Medianeira de todas as graças, intercessora permanente do povo de Deus, modelo para as mães cristãs, pura e santa, sempre pronta e disposta a fazer a vontade de Deus. É um tempo por excelência para as noivas se casarem e consagrarem seus casamentos à Ela, é o mês de rezar o Rosário e a Sua bela Ladainha lauretana.

Todos deveriam, em especial as mulheres, ter essa jovem Maria, como modelo, por ser ela mulher virtuosa, tendo a humildade como base de todas as virtudes. Virtude que pode ser observada quando, já grávida, “partiu apressadamente” (cf. Lc 1, 39) para visitar a sua prima Isabel, pois, sabendo da gravidez de sua prima idosa, vai ajudá-la nos seus afazeres domésticos, e “lá permaneceu até se completar o tempo do nascimento” (Lc 1, 56).

Ao encontrar sua prima, a criança “pulou no ventre de Isabel” (Lc 1, 41), e cheia de alegria disse: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1, 42) e Maria respondeu com a seguinte oração: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem”. (cf. Lc 1, 47-50).

Assim como Maria, denominada pela Igreja Nossa Senhora, se fez serva humilde, quando do anuncio do anjo Gabriel, possamos nós, cada um de nós, nos abrirmos à vontade do Senhor, sob a intercessão de Nossa Senhora, a Serva humilde e obediente que através do seu Sim nos deu o Salvador!    

Fonte - https://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2016/01/26/as-devocoes-da-igreja-para-cada-mes-do-ano/


INTENÇÕES DO MÊS

Neste mês de maio, unidos ao Papa Francisco e a toda a Igreja, coloquemos como intenção das nossas orações:

 Pela missão dos leigos: que os fiéis leigos realizem a sua missão específica colocando a sua criatividade ao serviço dos desafios do mundo atual.

E ainda, precisamos continuar, pedindo pelas intenções da CF 2018 e por todas as situações de violência, falta de paz, pobreza e fome no mundo. De modo muito especial peçamos pelas crianças e idosos.

Peçamos por todos os cristãos, para que saibam se reconhecer filhos de Nossa Senhora e obedientes a ela, busquem a unidade e a paz.   

Imaculado coração de Maria, sede a nossa salvação.

Sagrado Coração de Jesus, nós esperamos e confiamos em Vós!


REZEMOS

 

Rezemos neste mês dedicado a Nossa Senhora, pedindo a intercessão do seu Imaculado Coração!

Ó Sagrado Coração de Maria, sempre Virgem e Imaculada na sua santíssima Conceição!
Coração o mais santo, o mais puro, o mais perfeito, o mais nobre, o maior que a mão Onipotente do Criador formou em uma pura criatura: princípio inexaurível de graça, de bondade, de doçura, de misericórdia e de amor, modelo de todas as virtudes, imagem perfeita do Coração adorável de Jesus Cristo; Vós vos abrasastes sempre na mais ardente caridade: Vós só amastes a Deus mais que todos os serafins, mais que todos os santos juntos. Vós só destes mais glória á Trindade Augusta pelo menor dos vossos afetos, do que lhe têm dado e que lhe podem dar todas as outras criaturas pelas mais heroicas ações. Prostrado diante de Vós, Coração sagrado da Mãe de misericórdia, eu vos tributo o culto mais profundo que vos é devido: dou-vos graças pelos benefícios, que tenho recebido da vossa maternal bondade. Vós sereis, ó Coração amabilíssimo, Vós sereis de hoje em diante, depois do Coração do vosso amado e divino Filho, o objeto da minha veneração, do meu amor e da minha mais eterna devoção.
Vós sereis o caminho por onde irei ao meu Salvador, e por vós é que eu receberei as suas graças e misericórdias: sereis o meu refúgio nas aflições, a minha consolação nas penas, e o meu socorro em todas as necessidades. Assim seja.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

 

FONTE – www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/oracao-ao-sagrado-coracao-de-maria.html

 

 

 

 

Compartilhar

Coração de Sião - Abril de 2018

| Imprimir | PDF 

 Vós julgais segundo a aparência”

Chegamos ao mês de abril, tempo pascal, que compreende cinquenta dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes. Dias celebrados com alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa, ou ainda, “como um grande domingo”.

Passamos a quaresma em preparação para celebrarmos bem a Páscoa. Nesses quarenta dias, buscamos aprofundar o nosso processo de conversão, através da oração, jejum e esmola. Agora, neste período aguardamos a grande promessa que é o derramamento do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, quando encerraremos o tempo pascal.

Será que existe ainda hoje nas pessoas, a consciência da necessidade de buscar a conversão e renovar a efusão do Espírito Santo? Nos tempos atuais, homens e mulheres em sua grande maioria, estão muito preocupados com a aparência exterior, parece que esqueceram que também é necessário e prioritário cuidar do interior. "Vós julgais segundo a aparência; eu não julgo ninguém. E, se julgo, o meu julgamento é conforme a verdade". (cf. Jo 8, 15-16)

Diz Bento XVI, nosso papa emérito: “a necessidade e a urgência de um renovado diálogo entre estética e ética, entre beleza, verdade e bondade, nos são repropostas não apenas pelo atual debate cultural e artístico, mas também pela realidade quotidiana. Com efeito, a vários níveis sobressaem dramaticamente à separação, e às vezes o contraste entre as duas dimensões, a da busca da beleza, mas compreendida de modo redutivo como forma exterior, como aparência que se procura a todo o custo, e a da verdade e da bondade das ações que se realizam para alcançar uma certa finalidade. Com efeito, uma busca da beleza que fosse alheia ou separada da busca humana da verdade e da beleza transformar-se-ia, como infelizmente acontece, em mero esteticismo e, sobretudo para os mais jovens, num itinerário que termina no efêmero, na aparência banal e superficial, ou até numa fuga para paraísos artificiais, mas ocultam e escondem o vazio e a inconsistência interior”.1

E ainda, temos que saber que “os homens de hoje estão sujeitos a pressões de toda a ordem e correm o perigo de se verem privados da própria liberdade. Por outro lado, não poucos mostram-se inclinados a rejeitar, sob pretexto de liberdade, toda e qualquer sujeição, ou a fazer pouco caso da devida obediência” (cf. Dignitatis Humanae, 8). É preciso saber que “os que têm a seu cargo educar outros, se esforcem por formar homens que, fiéis à ordem moral, obedeçam à autoridade legítima e amem a autêntica liberdade; isto é, homens que julguem as coisas por si mesmos e à luz da verdade, procedam com sentido de responsabilidade, e aspirem a tudo o que é verdadeiro e justo, sempre prontos para colaborar com os demais de forma que os homens procedam responsavelmente no desempenho dos seus deveres na vida social”. (cf. Dignitatis Humanae, 8)


1 - (Mensagem do Papa Bento XVI ao presidente do pontifício conselho para a cultura por ocasião da 13ª sessão pública dedicada ao tema: "universalidade da beleza: confronto entre estética e ética)


INTENÇÕES DO MÊS

Neste mês de abril, unidos ao Papa Francisco e a toda a Igreja, coloquemos como intenção das nossas orações:

Aqueles que têm uma responsabilidade na economia, “para que os responsáveis pelo planejamento e pela gestão da economia tenham a coragem de rejeitar uma economia da exclusão e saibam abrir novos caminhos”..

E ainda, precisamos continuar, pedindo pelas intenções da CF 2018 e por todas as situações de violência, falta de paz, pobreza e fome no mundo. De modo muito especial peçamos pelas crianças e idosos.

Que o Senhor, com o seu auxílio nos ajude a abrir os nossos corações em busca da verdade, da justiça e da paz. Que os pensamentos, ideologias e aparências exteriores que tentam destruir os valores do ser humano e da família, possam cair por terra!

Sagrado Coração de Jesus, nós esperamos e confiamos em Vós!


REZEMOS

Então conforme nossas intenções, rezemos para que o Senhor, haja na consciência de cada homem e de cada mulher, para que estes desejem a conversão e sob a ação do Espírito realizem o seu Plano de Amor na humanidade, valorizando assim a beleza e a verdade.

“Senhor Deus eterno e todo poderoso, que sois o bem, o sumo bem, a plenitude do bem, que só vós sois bom, que só vós sois belo, infundi em nossos corações a beleza do teu amor que tudo transforma.

Suplicamos, ó mais belo entre os filhos dos homens, nosso santíssimo Senhor Jesus Cristo, que nos chamastes a partilhar na vossa luz da herança aos vossos santos reservada, o dom da beleza, que é a aceitação de quem nós somos e a alegria de vos amar”.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

 

FONTE – https://rezairezairezai.blogspot.com.br/2011/01/oracao-da-beleza.html

 

 

 

 

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.