Últimas Notícias

‘Pax Christi’ sobre Líbia: não tentaram todas as vias diplomáticas

Imprimir PDF

Vigário apostólico de Trípoli afirma que assim “Kadhafi não cederá”

ROMA, terça-feira, 22 de março de 2011 (ZENIT.org) - "Constatamos que houve ausência de política e pressa em recorrer à guerra": esta é a visão de ‘Pax Christi' sobre a intervenção das forças da ONU na Líbia, de acordo com uma nota assinada pelo seu presidente, Dom Giovanni Giudici, bispo de Pavia.

"É evidente - diz a nota, que foi divulgada ontem - que não implementaram todas as medidas diplomáticas, não foram colocadas em jogo todas as possíveis formas de intervenção." A opinião pública, pede ‘Pax Christi', "deve estar ciente disso e deve pedir uma mudança na gestão da política internacional".

Compartilhar

Leia mais...

Cardeal Piacenza pede adoração eucarística pelas vocações

Imprimir PDF

Cada diocese precisa de uma capela de adoração dedicada a rezar pelos sacerdotes

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 22 de março de 2011 (ZENIT.org) - O cardeal Mauro Piacenza, prefeito da Congregação para o Clero, afirma que não se pode subestimar o valor da adoração eucarística, e recomenda que cada diocese tenha uma capela ou santuário para a adoração eucarística, dedicada à oração pelas vocações consagradas e pela santificação do clero.

Isto foi afirmado em uma nota enviada, no último dia 4 de março, a Dom Dominique Rey, bispo de Toulon (França). Este bispo está promovendo uma conferência internacional sobre a adoração eucarística, que será realizada de 20 a 24 de junho, no ‘Salesianum' de Roma.

"Não podemos subestimar a importância de adorar o Senhor no Santíssimo Sacramento, sabendo que o culto é o maior ato do povo de Deus", escreve o cardeal.

Compartilhar

Leia mais...

FIAMC: ginecologistas católicos são autênticos heróis

Imprimir PDF

Congresso em Roma sobre dignidade da maternidade

BARCELONA, terça-feira, 22 de março de 2011 (ZENIT.org) - A Federação Internacional de Médicos Católicos (FIAMC) convocou um congresso em Roma sobre a dignidade da maternidade e dos ginecologistas, que será realizado no Instituto ‘Maria SS. Bambina', de 31 de agosto a 4 de setembro próximos.

Este congresso, o 8º dos ginecologistas católicos, é organizado pela ‘MaterCare International', uma organização pertencente à FIAMC, e tem o apoio do Conselho Pontifício para a Pastoral no Campo da Saúde e da Academia Pontifícia para a Vida.

O objetivo do evento é, por um lado, salientar o valor da maternidade e, por outro, o papel insubstituível de ginecologistas e profissionais de saúde em sua defesa.

Compartilhar

Leia mais...

Suprema Corte da Índia diz “não” à eutanásia

Imprimir PDF
No caso de uma enfermeira em estado semi-vegetativo desde 1973

Por Paul De Maeyer

ROMA, quinta feira, 17 de março de 2011 (ZENIT.org) - Enquanto o Parlamento italiano deve votar em breve uma proposta de lei sobre as chamadas DAT ou "declarações antecipadas de tratamento", que tenta impedir a eutanásia passiva e a interrupção da alimentação e hidratação artificiais, a Suprema Corte da Índia se pronunciou, na segunda-feira, 7 de marco, sobre o caso de uma mulher que passou quase quarenta anos em estado de mínima consciência.

A maior Corte da Federação da Índia rejeitou um pedido da jornalista e escritora Pinki Virani, nascida em 1959, de suspender a alimentação da enfermeira de 62 anos Aruna Ramachandra Shanbaug, para deixá-la morrer. Shanbaug entrou em um estado semi-vegetativo em 1973, após ser vítima de uma agressão sexual brutal no hospital onde ela trabalhava, o ‘King Edward Memorial Hospital' (KEM), em Bombaim.

Compartilhar

Leia mais...

Papa destaca importância da cidadania e da liberdade religiosa

Imprimir PDF

 

O Papa Bento XVI recebeu no sábado, 12, os membros da Associação Nacional das Comunidades Italianas (ANCI) e destacou, em seu discurso, a importância da cidadania, tema amplamente refletido pela Igreja e pelo governo italiano, ressaltando que a cidadania constitui um dos âmbitos fundamentais da vida e da convivência entre as pessoas.

 

“Hoje a cidadania se coloca, justamente, no contexto da globalização, que se caracteriza, entre outras coisas, pelos grandes fluxos imigratórios. Diante desta realidade é preciso saber ligar solidariedade e respeito às leis, para que a harmonia social não seja perturbada e se tenha consideração pelos princípios de direito e pela tradição cultural também religiosa”, enfatizou o Santo Padre.

Bento XVI ressaltou aos prefeitos, que deles é requisitado sempre uma especial dedicação ao serviço público que esses prestam aos cidadãos, sendo eles promotores da colaboração, da solidariedade e da humanidade.

Compartilhar

Leia mais...

Tribunal decide pela permanência dos crucifixos nas escolas

Imprimir PDF

 

O veredito final, que não é passível de recurso, encerra o chamado “caso Lautsi”, tendo o TEDH decidido por maioria, com 15 votos contra 2, que não estava em causa qualquer violação da Convenção Europeia dos Direitos do Homem de 1950. “O Tribunal considerou, em particular, que a questão da presença dos símbolos religiosos nas salas de aulas resulta, em princípio, da apreciação do Estado – tanto mais na falta de consenso europeu nesta questão – na medida, contudo, em que as escolhas neste domínio não conduzam a uma forma de doutrinamento”, informou o comunicado divulgado pela página oficial do TEDH.

A cidadã italiana de origem finlandesa, Soile Lautsi, apresentou uma queixa contra o Estado italiano em Estrasburgo, França, no ano de 2006, após o instituto público Vittorino da Feltre, frequentado pelos seus filhos, se ter negado, em 2002, a retirar os crucifixos que ali se encontravam expostos.

Compartilhar

Leia mais...

Solidariedade com o Japão: oração contínua em Lourdes

Imprimir PDF

 

Uma oração contínua foi organizada para "dar apoio moral e espiritual ao valente povo japonês", informa um comunicado emitido pelos santuários da localidade que foi testemunha das aparições de Maria.

"Diante do horror do drama nuclear que ameaça o arquipélago nipônico, decorrente do terremoto e do tsunami, todas as missas celebradas  em Lourdes a partir deste 16 de março até 20 de março serão dedicadas às intenções dos habitantes do Japão",detalha a fonte.

O comunicado pede que "durante este período, as pessoas que rezam o terço retransmitido da Gruta de Massabielle, toda tarde, no site dos Santuários de Lourdes, rezem de todo coração pelas vítimas desta catástrofe que comove a humanidade e perante a qual nos sentimos tão impotentes".

                                                                                                                    zenit

Compartilhar