Últimas Notícias

Ataque a escola do Rio: arcebispo lamenta profundamente

Imprimir PDF

11 mortos e 13 feridos; policial interveio e atirador se matou

RIO DE JANEIRO, quinta-feira, 7 de abril de 2011 (ZENIT.org) - O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, lamentou profundamente o ataque a uma escola da cidade na manhã desta quinta-feira, em que um rapaz entrou atirando, matou 11 alunos e feriu outros 13.

O atentado a tiros aconteceu na Escola Municipal Tasso da Silveira – que atende cerca de 1.000 estudantes, entre 9 e 14 anos –, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro. O episódio resultou na morte de 10 meninas e 1 menino, além do próprio atirador.

Compartilhar

Leia mais...

Ateus de Madrid ameaçam "castigar os católicos" na quinta-feira Santa

Imprimir PDF

http://arquidiocesedecampogrande.org.br/arq/cache/multithumb_thumbs/b.320.240.16777215.0...images.stories.news_mundo.acao_ateus.jpgA plataforma civil espanhola HazteOir.org lançou uma campanha de mensagens à Delegação do Governo de Madrid para que as autoridades detenham a chamada "procissão atéia" que um grupo de não crentes pretende realizar na quinta-feira Santa para - conforme proclamam seus organizadores - "castigar a consciência católica". A auto-proclamada "procissão atéia" recorrerá o centro de Madrid por iniciativa dos seguintes grupos: Ateos en Lucha, la Asociación Madrileña de Ateos y Librepensadores y la asociación La Playa de Lavapiés. O grupo marchará percorrendo as ruas e praças que têm nomes inspirados nos símbolos da fé cristã, conforme anunciaram seus organizadores.

Compartilhar

Leia mais...

Quando orar não é fácil

Imprimir PDF

Entrevista com o Pe. Ignacio Larrañaga

MADRI, terça-feira, 5 de abril de 2011 (ZENIT.org) - O Pe. Ignacio Larrañaga iniciou, em 1974, o apostolado do "Encontro de experiência de Deus", que levou a 33 países e 3 continentes, ao longo de mais de 30 anos. Em 1984, fundou a "Oficina de oração e vida", serviço eclesial aprovado pela Santa Sé e estendido por mais de 40 países.

Compartilhar

Leia mais...

Em Roma, tudo pronto para beatificação de João Paulo II

Imprimir PDF

Tudo o que é preciso saber sobre a organização do evento

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 5 de abril de 2011 (ZENIT.org) - Em Roma, está tudo pronto e ainda há espaço para os peregrinos que queiram participar da cerimônia de beatificação de João Paulo II. Há lugar não só em hotéis, mas também nos institutos religiosos.

Além disso, para os jovens haverá um campo com barracas montadas perto do aeroporto Fiumicino e uma série de serviços para ajudar os peregrinos.

Compartilhar

Leia mais...

Nova evangelização nas Igrejas Orientais

Imprimir PDF

Organizado seminário no Instituto Pontifício Oriental de Roma

ROMA, segunda-feira, 4 de abril de 2011 (ZENIT.org) - Permitir que as Igrejas Orientais sejam protagonistas da nova evangelização, preparar propostas para o sínodo que será realizado em 2011 e as dificuldades de jurisdição das Igrejas Orientais num mundo globalizado: estes foram os temas centrais do seminário "A nova evangelização no interior e no exterior: uma perspectiva católica oriental", realizado na quinta-feira, 31 de março, em Roma, no Pontifício Instituto Oriental, coincidindo com a visita ‘ad limina' dos bispos sírio-malabares e sírio-malancares.

Compartilhar

Leia mais...

Sangue derramado no mundo evoca o de Jesus

Imprimir PDF

Editorial de Federico Lombardi em “Octava Dies”

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 4 de abril de 2011 (ZENIT.org) - O sangue que Jesus derramou não é contra ninguém, mas para todos, e o que está sendo derramado neste momento em muitos lugares ao redor do mundo o evoca constantemente.

Esta é a reflexão do diretor da Sala de imprensa da Santa Sé, Federico Lombardi, em seu editorial de ontem no "Octava Dies", o informativo semanal do ‘Centro Televisivo Vaticano'.

Refletindo sobre o recente livro do Papa, "Jesus de Nazaré 2", Lombardi recordou a afirmação de Bento XVI de que "o sangue de Jesus não foi derramado contra ninguém, mas por muitos, por todos (...). Nós todos precisamos da força purificadora do amor, e essa força é o seu sangue. Não é maldição, mas salvação".

Esta, disse o porta-voz vaticano, "é uma das afirmações do livro que mais atraiu a atenção e rendeu muitos consensos, porque elimina resolutamente pela raiz as interpretações de uma passagem do Evangelho que parecia ser uma condenação do povo judeu".

Compartilhar

Leia mais...

Amor de Deus: certeza que não pode falhar, segundo Pe. Cantalamessa

Imprimir PDF

“Fé cristã nos assegura isso: Deus existe e é amor!”, disse em sua meditação à Cúria

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 1º de abril de 2011 (ZENIT.org) - "O primeiro e fundamental anúncio que a Igreja tem a missão de levar ao mundo, e que o mundo espera da Igreja, é o amor de Deus", disse hoje o Pe. Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, diante de Bento XVI e da Cúria Romana.

O pregador do Papa dedicou sua segunda meditação quaresmal a falar do Deus-amor na criação, na Escritura, na encarnação de Cristo e em sua morte e ressurreição.

"Os homens precisam saber que Deus os ama e ninguém melhor que os discípulos de Cristo para lhes dar essa boa notícia."

"Outros, no mundo, compartilham com os cristãos o temor de Deus, a preocupação com a justiça social e o respeito do homem, com a paz e a tolerância; mas ninguém - ninguém! - entre os filósofos, nem entre as religiões, diz ao homem que Deus o ama, o ama primeiro, e o ama com amor de misericórdia e de desejo: com eros e com ágape", acrescentou.

Compartilhar

Leia mais...