Últimas Notícias

“Oitenta por cento das pessoas perseguidas por causa de sua fé são cristãs”, afirma presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos

| Imprimir | PDF 

KurtKoch_MartaJimenez_ACIPrensa

O site ACI/EWTN Noticias informou nesta segunda-feira (28/07/14), que o Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, fez um chamado a não ficarmos calados ante este tipo de situações e, seguindo o Papa, reafirma a importância do ecumenismo.

Em uma entrevista ao L’Osservatore Romano, o Cardeal Kut Koch advertiu que “calcula-se que 80% das pessoas perseguidas por causa de sua fé são cristãs” e alentou a “sermos mais corajosos em denunciar as perseguições contra os cristãos, porque hoje temos mais perseguições do que nos primeiros séculos depois de Cristo”.

O Cardeal Koch manifestou que diante desta realidade, urge uma maior convergência no plano ecumênico com as demais Igrejas cristãs. “Todas as comunidades, todas as Igrejas tem seus mártires. O sangue não divide, mas une. Na Igreja antiga se dizia que os mártires são semente de novos cristãos. Hoje podemos dizer que os mártires são a semente do ecumenismo e da unidade para a futuro”, enfatizou.

“O Papa Francisco fala de ecumenismo do sofrimento. Este é o alicerce mais profundo e espiritual do compromisso ecumênico. Isto é válido, sobretudo, nos Países de origem do cristianismo, no Oriente Médio, onde os cristãos fogem, são obrigados a sair, porque se continuam aí são mortos”, adicionou.

Apesar de tudo, ele vê avanços positivos em alguns lugares, como no caso da Síria onde a perseguição uniu os cristãos.

Fonte:http://www.acidigital.com/noticias/oitenta-por-cento-das-pessoas-perseguidas-por-causa-de-sua-fe-sao-cristas-afirma-presidente-do-pontificio-conselho-para-a-unidade-dos-cristaos-61469/

Compartilhar

Extremistas muçulmanos marcam casas de cristãos no Iraque obrigando-os a fugir

| Imprimir | PDF 

CrucifijoIrak_DominioPublico2

O site ACI/EWTN Noticias informou na última sexta-feira (18/07/2014), que as últimas famílias cristãs ainda presentes em Mosul (Iraque) estão deixando a cidade em direção a Erbil, Dohuk e outras populações do Curdistão que são consideradas zonas mais seguras.

Esta informação foi confirmada por fontes da agência vaticana Fides da comunidade caldeia (católica) local. O novo êxodo se acelerou nos últimos dois dias porque os extremistas muçulmanos (sunitas) e os militantes do autoproclamado Califado Islâmico começaram a marcar com letras de reconhecimento as casas dos cristãos e dos xiitas com o objetivo de ocupá-las depois.

Conforme informou o site www.Ankawa.com, a evacuação dos últimos cristãos também se deve à intensificação dos bombardeios realizados pelas forças armadas do governo em muitos bairros da cidade, especialmente de noite.

Em muitos povoados da planície de Nínive, a emergência principal neste momento se deve à suspensão do fornecimento de água, que se torna ainda mais insuportável pelas altas temperaturas, indica Fides.

Fonte:http://www.acidigital.com/noticias/extremistas-muculmanos-marcam-casas-de-cristaos-no-iraque-obrigando-os-a-fugir-39652/

Compartilhar

O que está acontecendo em Gaza é um massacre, denuncia Patriarca Emérito de Jerusalém

| Imprimir | PDF 

MichelSabbah_WikipediaGiedTenBerge_CC-BY-3.0

O site ACI/EWTN Noticias informou nesta terça-feira (22/07/14), que o Patriarca Emérito de Jerusalém dos Latinos, Sua Beatitude Michel Sabbah, denunciou que o que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, é um massacre que só está gerando mais ódio entre israelenses e palestinos, pois já provocou mais de 600 mortos, além da destruição de moradias, mesquitas e inclusive centros de saúde.

“O que está acontecendo em Gaza não é uma guerra, é um massacre. Um massacre inútil, que não fará com que Israel avance nenhum passo em direção à paz e à segurança. Pelo contrário, com todos estes sacrifícios humanos, os corações dos israelenses e dos palestinos se enchem de ódio”, declarou o Patriarca à agência Fides.

“Os meios para alcançar a paz só podem ser meios pacíficos. Há sessenta anos, estamos vendo que as guerras, as armas, os massacres são incapazes de conseguir qualquer tipo de paz”, acrescentou.

O Patriarca afirmou que “a única maneira de sair da espiral da violência e da destruição é abordar a questão de fundo, que é a ocupação israelense dos territórios palestinos. Haverá paz e segurança só quando Israel reconhecer a liberdade e a soberania do Estado palestino”.

“Mas talvez seja por isso que temos que esperar uma nova geração de líderes israelenses. Os líderes atuais acreditam somente na força militar. Têm armas sofisticadas para matar, mas não têm a força para fazer a paz”, assinalou.

Por sua parte, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje a Israel que trate de “conter-se” em seus ataques a Gaza e que considere a população civil. “A minha mensagem é a mesma para israelenses e palestinos: parem de lutar e comecem a falar”, expressou em uma conferência de imprensa em Tel Aviv (Israel) junto com o primeiro-ministro, Benjamim Netanyahu.

Indicou que as partes devem ir à raiz deste conflito, que já tem décadas, para evitar uma mesma situação dentro de seis meses ou um ano.

Segundo o porta-voz do Ministério de Saúde de Gaza, Ashraf Al Qedra, já são 609 os palestinos mortos e outros 3.720 feridos desde que começou a operação militar israelense. Indicou que dos mortos, dois terços são civis. Destes, 154 são crianças, 58 mulheres e 38 idosos.

Pelo lado israelense, morreram dois civis e 27 soldados, além de uns cem feridos.

Fonte:http://www.acidigital.com/noticias/o-que-esta-acontecendo-em-gaza-e-um-massacre-denuncia-patriarca-emerito-de-jerusalem-40482/

Compartilhar

Cristãos impedem que o Governo chinês retire uma cruz de uma igreja

| Imprimir | PDF 

CrucifijoChina_AutorKarlbert_CC-BY-NC-SA-2.0

O site ACI/EWTN Noticias informou nesta terça-feira (22/7/14) que um grupo de cristãos chineses impediu nesta segunda-feira que a polícia retire a cruz de uma igreja no condado de Pingyang, na província de Zhejiang (China), entretanto, durante os fatos vários fiéis ficaram feridos.

Segundo as testemunhas, as brigas começaram às duas da manhã e duraram duas horas. Os fiéis rodearam o templo para evitar que a cruz fosse retirada, embora as autoridades chinesas tenham conseguido fechar a igreja depois de agredir os cristãos.

Esta atitude, que foi qualificada como “inaceitável” pelas testemunhas, deixou várias pessoas feridas, por isso algumas tiveram que ser levadas para o hospital.

Os manifestantes conseguiram subir as fotos à rede Weibo e enviá-las pelo WeChat, mostrando os resultados da intervenção governamental.

Por sua parte, o grupo cristão ChinaAid recordou que nas últimas semanas as Igrejas nesta província receberam a ordem do Governo comunista de demolir os templos ou retirar as cruzes, com o argumento de que se trata de uma campanha para combater as construções ilegais.

As organizações de direitos humanos denunciaram que nos últimos anos aumentou a perseguição religiosa no país, onde habitam 65 milhões de cristãos, entre os que assistem às Igrejas controladas pelo Governo e os que praticam a sua fé de forma clandestina.

Fonte:http://www.acidigital.com/noticias/cristaos-impedem-que-o-governo-chines-retire-uma-cruz-de-uma-igreja-14401/

Compartilhar

Estudo: Metade dos adolescentes da Grã-Bretanha terão famílias monoparentais até 2020.

| Imprimir | PDF 

paifilho

Um novo relatório prevê que, em 2020, metade dos jovens de 16 anos da Grã-Bretanha terão famílias monoparentais. 

O estudo “Breakthrough Britain 2015″, descobriu que, mesmo hoje, apenas 57 por cento dos adolescentes vivem com o pai.

O relatório acrescenta ainda, conforme a suposição comum, que as crianças cujos pais são separados têm significativamente mais probabilidade de falhar na escola, têm baixa auto-estima, dificuldades nos relacionamentos, dificuldades de comportamento e ansiedade ou depressão. A notícia foi publicada esta semana no Daily Telegraph.

“Por muito tempo neste país a desagregação da família tem sido incontestada – apesar do impacto devastador sobre a adultos, crianças e comunidades”, disse Christian Guy, diretor do Centro para a Justiça Social, que realizou o estudo.

A Dra. Samantha Callan, uma das co-autoras do relatório, disse que a “norma social” de ter filhos fora do casamento precisa mudar a fim de reverter o número crescente de famílias sem pais. “Existe uma visão predominante na sociedade que, quando as coisas não vão bem em um relacionamento, isso significa que o fim está próximo”, disse ela. “Mas todos os relacionamentos estão sob pressão; você precisa ter um compromisso como o casamento para que você saiba que não vai fugir”.

A Igreja tem muitos recursos para os casais que atravessam dificuldades. A USCCB tem um site dedicado ao casamento aqui: http://www.foryourmarriage.org/

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.