23 de janeiro - Santo Idefonso

Hoje fazemos memória de um santo que foi abade e, depois bispo.

Com a morte do arcebispo de Toledo, Espanha, o povo se dirigiu ao mosteiro beneditino para aclamar o conhecido, respeitado e amado abade Ildefonso.

Ele foi discípulo de Jesus, e acompanhou o grande Santo, bispo e doutor da Igreja: Santo Isidoro. Como bispo da Diocese mais importante da Espanha, ficou por dez anos pastoreando com muito zelo e amor a mesma. Lutando pela fé, Santo Ildefonso, que também era grande pregador, usou dos escritos como pregação continuada no tempo e espaço.

Escreveu muitas obras, mas sua obra-prima é o livro: "A perpétua virgindade de Maria, Mãe de Deus”. Neste trabalho ele escreve não só como estudioso e, portador da autoridade de bispo, mas, além de tudo escreve com filho, que ama a Mãe do Céu: "Concede-me, Senhora, poder estar sempre unido a Deus e a Ti; servir a Ti e a Teu Filho... Quero ser Teu escravo, ó Senhora, porque Teu Filho é o eu Senhor e Tu, minha Senhora, pois és a Mãe do meu Criador e Senhor".

Santo Ildefonso, teólogo, faleceu em Toledo no ano de 667, e sobre sua tumba foram colocadas estas palavras: "Tocha acesa, âncora da fé".

 

Santo Ildefonso, rogai por nós!

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.