14 de janeiro - Santa Elisabete Ana Bayley Seton

Hoje celebramos a vida e testemunho de uma mulher!

Em 1975, ano internacional da mulher, o Papa Paulo VI honrava tal comemoração com a canonização da primeira santa dos Estados Unidos: Elisabete Ana Bayley Seton. Nasceu em 1774, filha de um famoso médico; sua mãe era protestante, e até a própria foi batizada numa Igreja protestante.

Ainda novinha perdeu a mãe; ganhou a rejeição de uma madrasta e a ausência do pai, o qual, profissionalmente, era muito ocupado. Diante dos sofrimentos e decepções familiares, Elisabete buscou na leitura bíblica e na poesia religiosa, a força de Deus. Mesmo depois de casada e com filhos muito sofreu, pois, com a falência do esposo, foram para a Itália, mas o mesmo morreu no caminho e, Elisabete ficou sozinha numa família amiga com as crianças.

"Pus-me a volver os olhos para o céu, e me parecia ser o único remédio".

Na acolhida amiga da família Felicchi, Elisabete, que era mulher de fé, encontrou a beleza da fé Católica, que significava vida naquela família italiana. Atraída pela Eucaristia e confissão voltou para sua pátria com a intenção de tornar-se Católica e, da Igreja sentiu a acolhida, enquanto dos familiares protestantes, o desprezo.

Elisabete pôde perceber também em seu país, a marginalização da minoria Católica, principalmente as crianças que mal podiam estudar. Por isso nos Estados Unidos fundou, com a ajuda de moças, as primeiras escolas paroquiais que deram origem à instituição religiosa: as irmãs de São José. Santa Elisabete Ana Bayley Seton faleceu com 47 anos.


Santa Elisabete Ana Bayley Seton, rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.