13 de janeiro - Santo Hilário de Poitiers

Hoje lembramos a vida de um grande bispo e doutor da Igreja: Hilário. De  família pagã, abastada, lhe proporcionou educação e instrução privilegiada. Procurou na filosofia do seu tempo, a luz da verdade plena sem a encontrar, até conhecer o Evangelho como a suprema fonte de luz e verdade.

Converteu-se e foi batizado com 30 anos, e em seguida toda a família foi batizada e tornou-se uma sagrada família. Aconteceu que a Igreja começou a viver um tempo de paz, mas isso no exterior, pois interiormente a heresia do arianismo começou a atribular a Igreja.

Em 353 Hilário foi chamado por Deus ao episcopado, que, vendo ser da vontade do Senhor, deixou tudo por amor e serviço ao Reino. Ele soube usar de doçura e persuasão com a intransigência mais corajosa, tanto para governar como para lutar contra a heresia ariana. Usou de santidade, até mesmo com os imperadores, tanto assim que foi exilado.

Santo Hilário caracterizou, com uma frase, sua têmpera de defensor da fé cristã: "Enganam-se os que crêem que conseguirão me fazer calar: falarei pelos escritos; e a Palavra de Deus, que ninguém pode destruir, voará livre".

Antes de falecer, no ano de 367, Santo Hilário escreveu muito, a fim de propagar e defender a sã Doutrina, até que voltou do desterro para sua terra e para a diocese de Poitiers. Devido à resistência enérgica do povo cristão que seguiu o seu amado bispo, a heresia não imperou.



Santo Hilário de Poitiers, rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.