São Filipe e São Tiago - Apóstolos - 3 de maio

Hoje a Igreja está em festa, pois celebra a vida e testemunho dos apóstolos Filipe e Tiagos.

Filipe de Betsaida, na Galiléia, foi um dos primeiros discípulos chamados por Cristo (Jo 1;43). Da mesma cidade de Pedro e André, talvez fosse também pescador. Bem no início de sua vida pública, Jesus, ao se encontrar na Galiléia com Filipe, dirige-lhe imediatamente o chamado: "Segue-me" (Jo 1,43).

No relato da milagrosa multiplicação dos pães é a Filipe que Jesus pergunta: "Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?" E Filipe respondeu: "Duzentos denários de pão não lhes bastam para que cada um receba um pedaço do pão" (Jo 6;5-7).

São Tiago, chamado Menor, foi o lider da primeira comunidade de Jerusalém, conforme podemos verificar em Atos dos apóstolos 12,17. Era primo de Jesus e irmão de José, Simão e Judas, de Nazaré. A ele refere-se Mateus em seu Evangelho, capitulo 13 versículo 55 da seguinte maneira: “Não é ele (Jesus) o filho do carpinteiro? Não se chama a mãe dele Maria e os seus irmãos Tiago, Jose, Simão e Judas?”

No Concílio de Jerusalém, Tiago propôs que os gentios ao fossem sobrecarregados com os rigores da Lei Judaica (At 15,13-23). A sua proposta foi aceita. O próprio Paulo o denominou, juntamente com Cefas (Pedro) e João. “colunas da Igreja” (Gl 2,9).

Tiago foi o primeiro Apóstolo a dar a vida pelo  Reino de Deus.  Foi martirizado no ano 62 depois de Cristo. A ele é atribuída uma das sete epistolas denominada católica.    

 

Santos Filipe e Tiago... Roguem por nós!

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.