Coração de Sião - Março de 2020

MARÇO 2020 - ANO DO JUBILEU - 25 ANOS

“As três dimensões do Amor!”

A Quaresma, é um tempo propício para a nossa conversão, para nos achegarmos ao Coração Amoroso e Misericordioso de Deus, mas para isso precisamos desejar e usar dos meios que a Igreja nos indica.

Este período do ano litúrgico, tempo que precede e dispõe à celebração da Páscoa. Tempo de escuta da Palavra de Deus e de conversão, de preparação e de memória do Batismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos, de recurso mais frequente às “armas da penitência cristã”: a oração, o jejum e a esmola. Também é o ponto de partida de uma transformação de vida; os quarenta dias de duração são um tempo propício para viver a “operação saída”, ou seja, expandir a vida em novas direções, rompendo com aquilo que é rotineiro, estreito e atrofiante. Se, nesse tempo, algo calar fundo, o ano se tornará pequeno para aquele que vive uma existência com mais intensidade, coerência e solidariedade.

Este tempo especial certamente mobilizará e ativará todas as dimensões de nosso ser: nossos sentidos se expandirão, olhando, escutando e sentindo a realidade que nos envolve; nossa mente tornar-se-á mais clara, sabendo discernir e não se deixando manipular; nosso coração se fará mais atento e misericordioso diante do sofrimento humano; nossa alegria que será o fermento do pão cotidiano, compartilhado com os outros. E se dedicarmos mais tempo ao silêncio e à oração, recobraremos energia e sentido, necessários para sair de uma serie de normas e conceitos doentios de todos os dias.

A Igreja nos proporciona este momento litúrgico como parada estratégica em meio à voracidade do caminho e perguntar-nos se vivemos como realmente desejamos viver; se haverá algum reajuste necessário para reorientar nossos passos de maneira mais acertada, para estabelecer uma harmonia entre cabeça e coração, desejos e hábitos. A Vida de Jesus, testemunhada nos evangelhos, nos convida a viver de um modo mais integrado.

Somos o que somos graças a essa matriz de relações que nos conecta conosco mesmos, com os outros, com Deus e com as criaturas. Não nos estranhará, então, que a liturgia nos convide a perguntar a nós mesmos como nos relacionamos com nossos desejos/impulsos/decisões (jejum), como consideramos os nossos semelhantes (esmola) e como cuidamos de nossa amizade com Deus (oração).

Nesta perspectiva, as três disciplinas espirituais da Quaresma (oração, jejum e esmola), encontram sua relação com as três dimensões do amor: a Deus, ao próximo e a si mesmo.

Neste ano, então vivamos de forma intensa práticas quaresmais!

 Fonte - https://centroloyola.org.br/revista/outras-palavras/espiritualidade/869-quaresma-da-misericordia


INTENÇÕES DO MÊS

 Pelas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco, para o mês de março:  pede pelos católicos na China. Rezemos para que a Igreja na China persevere na fidelidade ao Evangelho e cresça na unidade.

Que Santa Maria, Mãe de Deus e São Miguel, protejam a Igreja de toda ação do diabo, que quer sempre semear a divisão.

Lembremos também e rezemos pelos nossos irmãos, os cristãos, que são perseguidos e martirizados em todo o mundo.

Pelo Brasil, que a justiça Divina, prevaleça sobre toda a violência, corrupção, descaso com a vida humana e seus valores.

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS

“Senhor, nesta Quaresma, tempo de mergulhar no meu interior, de revisão e de conversão, ensina-me a descer sempre mais até onde Tu te encontras: o meu coração. Como "descer" até aí? Pelo silêncio, encontrando tempo para rezar, pela leitura da Tua Palavra que tanto me quer dizer, pelos Sacramentos, especialmente a Confissão e a Santa Missa. Também pela aceitação das contrariedades, o peso das circunstâncias e da monotonia da vida… com os olhos postos em Ti. Senhor, Tu que estás no meu íntimo, ajuda-me nesta Quaresma, a fazer uma viagem ao meu interior, para aí me encontrar conTigo!”

Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!

Reze: Pai nosso, Ave Maria, Glória.

Fonte - https://padrepauloricardo.org/blog/a-oracao-de-um-carmelita-para-a-quaresma

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2020

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.