Coração de Sião - Janeiro de 2018

A nossa luta não é contra forças humanas

Chegamos ao início de mais um Ano! Ano que chega apresentando muitas expectativas, pois estamos em um momento de mudanças na humanidade!

Muitos desafios nos são propostos, para os mais atentos e também para os menos atentos. Os costumes, os valores, a ética, a moral, as virtudes, etc, estão sendo colocados em xeque! Todos, de uma forma ou de outra, precisamos nos posicionar.

Agora, como devem agir os que têm fé, que acreditam em Deus, que esperam Nele?

O ano civil termina no tempo do Natal, “Nascimento de Jesus”, período que celebramos algumas, importantes, festas e solenidades, as quais precisamos estar atentos ao seu significado e importância para nossa vida, fé e esperança.

Celebrando estas datas, ou mesmo depois delas, procuremos conhecê-las, para que estas nos ajudem, influenciem e deem sentido ao nosso viver em Cristo. Observemos quais são elas: um dia após o dia do Natal, temos o martírio de Santo Estevão, que dizia ao ser apedrejado, “Senhor, não leves em conta este pecado deles” (cf. At 7, 60), ou seja, morreu perdoando àqueles que o martirizavam. Em seguida celebramos São João Evangelista, o único apóstolo que não foi martirizado, mas foi exilado na ilha de Patmos, anistiado, voltou a Éfeso. João significa “o Senhor é bondoso (misericordioso)”. Escreveu um Evangelho, o livro do Apocalipse e três cartas. Três dias após o dia do Natal, celebramos os Santos Inocentes, criancinhas assassinadas impiedosamente pelo rei Herodes. Estes testemunharam a Verdade que é Cristo, com a vida. No domingo após o dia 25, dia do Natal, a Igreja celebra a Sagrada Família (Jesus, Maria e José), exemplo para as famílias de como viver por Deus e para Deus, cujo projeto consiste, desde o começo, em fazer a Vontade do Senhor. Com esta festa encerramos o ano.

Começamos o novo ano, ainda no tempo do Natal, com a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e em seguida celebramos a festa da Epifania do Senhor ou Manifestação do Senhor. Fato narrado no Evangelho de São Mateus: "Chegaram uns Magos a Jerusalém, perguntando pelo rei nascido entre os judeus, pois haviam visto sua estrela no Oriente, e vieram adorá-lo". (cf. Mt 2, 1-2). Encerramos o tempo do Natal com o Batismo de Jesus, no rio Jordão por João Batista.

Então, o que de fato as festas, solenidades e pessoas por elas celebradas, podem nos ajudar para que suportemos e superemos os desafios deste tempo? Maria, Mãe de Jesus, Santo Estevão, São João Evangelista, São João Batista, assim como outros que durante o ano poderemos refletir no seu testemunho de vida, permaneceram firmes, diante dos desafios, das perseguições, souberam testemunhar a sua fé e esperança em Jesus Cristo, mesmo na dor, no martírio e morte. É importante ainda observarmos os magos que após adorarem o menino Jesus, não voltaram a Herodes, que os havia enviado para saber onde Jesus nasceu, pois queria matá-lo (cf. Mt 2, 1-12)

Como agir então? “No mais, confortai-vos no Senhor e na força de seu poder. Revesti-vos da armadura de Deus para poderdes resistir às insídias do diabo. A nossa luta não é contra forças humanas mas contra os principados, contra as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra os espíritos maus dos ares. Tomai, pois, a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, vitoriosos em tudo, vos mantenhais inabaláveis. Ficai alerta, cingidos com a verdade, o corpo revestido com a couraça da justiça e os pés calçados, prontos para anunciar o Evangelho da paz. Empunhai a todo momento o escudo da fé, com o que podereis inutilizar os dardos inflamados do maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do espírito, que é a palavra de Deus. Vivei em oração e em súplicas. Rezai em todo tempo no Espírito. Guardai uma vigilância contínua na oração e intercedei por todos os santos”. (Ef 6, 11-18).

Assim com essas palavras de São Paulo aos Efésios, vivamos 2018!

Um Santo e feliz Ano Novo! Deus nos abençoe!


INTENÇÕES DO MÊS

Neste mês de janeiro, unidos ao Papa Francisco e a toda a Igreja, coloquemos como intenção das nossas orações:

Pela evangelização das minorias religiosas na Ásia, para que, nos países asiáticos, os cristãos, bem como as outras minorias religiosas, possam viver a sua fé com toda a liberdade. 

Continuemos pedindo por todas as situações de violência, falta de paz, pobreza e fome no mundo. De modo especial pelas crianças.

Peçamos também ao Senhor, que este Novo Ano com o seu auxilio, possamos ser testemunhas da verdade, da justiça e da paz. E que com o Seu auxilio todos os pensamentos e ideologias que tentam destruir os valores do ser humano e da família, possam cair por terra!

Sagrado Coração de Jesus, nós esperamos e confiamos em Vós!


REZEMOS

Rezemos neste mês pelo novo ano e por todas as situações apresentadas em nossas intenções:

“Que o Sol brilhe com toda intensidade e liberdade sobre todos os seres humanos! Que a Vida envolva toda a humanidade e traga paz! Que o Vento suave da esperança nos toque inteiramente a todos, sem distinção! Que a brisa leve da manhã que o Natal nos trouxe penetre em cada coração, durante todo o Novo Ano! E que Jesus seja verdadeiramente o Senhor de toda a humanidade! Deixemos ainda que Jesus, o Filho de Deus, encontre lugar em nossos corações, e assim, possamos nos encher de toda bondade, ternura e compaixão. Que o Filho de Deus, nascido da Virgem Maria em Belém, seja o Senhor de nossas vidas!” Amém!

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

 

 

FONTE – Deus Conosco – Dezembro de 2017

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.