Domingo da Santíssima Trindade - Ano A - 11 de Junho de 2017

TEXTO BÍBLICO: Evangelho de São João 3,16-18 

Porque Deus amou tanto os homens, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado, porque não crê no Filho único de Deus. 

1. LEITURA: O que diz o texto?

* Quem ama tanto aos seres humanos?

* O que Deus faz para demonstrar seu amor?

* Que acontece com quem crê que Jesus é o Filho de Deus Salvador?

* O que acontece com os que não creem? 

Jesus veio nos ensinar que Deus em seu mistério mais íntimo não está sozinho, mas em comunidade. Sendo um só e único Deus, se manifesta em três pessoas diferentes, não três deuses, mas um Deus Verdadeiro.O que Cristo ensinou está ligado ao mistério trinitário. Ao Pai atribuímos a criação, ao Filho, a Redenção, ao Espírito Santo, a santificação e a Vida da Igreja. Leia no capítulo 3 de São João desde o 1º verso até esta passagem, para entender melhor. Jesus a Nicodemos expõe o mistério da redenção.

Vida eterna designa o Dom divino para a humanidade. Jesus veio para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna. Crer: que Deus, o Pai, entregou seu Filho único para a salvação de todos. A fé, nos diz a Carta de São Tiago, deve-se manifestar com ações concretas: a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta. (Tg 2,17).

O amor de Deus pela humanidade é o desejo de salvá-la. Deus é amor (l Jo 4,8), é o dom inefável de seu Filho Único Jesus, o Cristo, que se encarnou no seio da Virgem Maria, para nossa salvação. Este envio é para que os seres humanos cheguem a crer que Jesus é o Senhor (Cristo) e aceitá-lo como Filho de Deus e Salvador. Vivam sua fé de forma que transforme sua vida e obtenham a salvação. Jesus nos libertou da morte eterna e nos oferece a vida eterna. A fé que salva consiste no acolher ao Filho de Deus. E se manifeste: o discipulado nos leva à missão. No nº 202 do Catecismo da Igreja Católica, lemos: Jesus confirma que Deus é "o único Senhor" e é preciso amá-lo de todo o coração, com todas as forças. Confessar que "Jesus é Senhor" é próprio da fé cristã. Isso não contraria a fé em Deus único. Crer no Espírito Santo "que é Senhor e dá a Vida" não introduz nenhuma divisão no Deus único: Cremos firmemente que há um só verdadeiro Deus eterno, imenso e imutável, incompreensível, Todo-Poderoso e inefável, Pai, Filho e Espírito Santo: Três Pessoas, mas uma Essência, uma Substância ou Natureza absolutamente simples. 

2 – M E D I T A Ç Ã O: O que me diz o texto? O que nos diz o texto?

* Entendo que Deus me ama pessoalmente até entregar seu Filho único para salvar-me?

* Saber que Deus me ama tem me ajudado a viver melhor?

* Reconheço a Jesus como meu Senhor e Salvador, que deve guiar minha vida?

* Reconheço Jesus como o único enviado do Pai para me redimir?

* Reconheço também a ação do Espírito Santo em minha própria vida?

* Esta crença leva-me a fazer com que outros acreditem também?

* Minha fé está viva? Como a demonstro?

* Minha fé é só intelectual? Que posso fazer para melhorá-la em mim?

* Entendo que minha fé é em um único Deus Verdadeiro em 3 pessoas?

3 – ORAÇÃO: O que digo a Deus? O que dizemos a Deus?

A oração é a resposta que damos a Deus que se manifesta primeiro.

Senhor, obrigado porque Tu tomaste a iniciativa de amar-me primeiro. Tu és um Deus que se identifica com o amor. E a tua insistência é que te entendamos que Tu te identificas com o amor, tu és amor. Amor que se faz homem em teu Filho Único Jesus, nosso Senhor. Amor que te une com o Pai e já é outra pessoa, o Espírito Santo.

Trindade Santa, único Deus verdadeiro, te reconhecemos, te adoramos e te glorificamos. Pedimos a ti Senhor que aumentes nossa fé. Que faças que nossa fé seja uma fé ativa, onde todos os que nos vejam também possam crer em ti. Que nossas ações sejam movidas por nossa fé em Ti. Que tudo que façamos seja sempre pensando em louvar a tua Divina e Santíssima Trindade. 

4 – CONTEMPLAÇÃO: Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem?

Interiorizar a mensagem é não ficar somente com o conhecimento ou a informação. É ir mais além. Podemos dizer ao Senhor o que vai ocorrendo em nosso interior e deixar que Ele vá entrando lentamente, cada vez mais. Podemos repetir várias vezes:

Creio Jesus que tu és o único Filho de Deus. Creio que tu me reservaste a vida eterna.  Por crer em ti, estou destinado à vida eterna.

Dá-me a força de crer mais em ti e de demonstrar com minhas obras. 

5 - A Ç A O: Com o que me comprometo? Com o que nos comprometemos?

Propostas pessoais:

* Fazer uma lista das vezes que senti que somente eu posso corrigir-me sem o Senhor.

* Depois colocar essa lista em oração e pedir ao Senhor perdão pela falta de fé.  

* Realizar alguma ação concreta com alguém para demonstrar-lhe que sou capaz de fazer coisas corajosas e grandes por causa da fé.

* Falar com algum amigo, ou vizinho sobre tua fé em Jesus, o Senhor.

Propostas Comunitárias:

* Conversar com teu grupo sobre todas as vezes que sentimos que não é necessário crer em Deus para realizar uma coisa ou outra. E propor claramente um processo de mudança.

* Realizar alguma obra de misericórdia, como visitar em grupo aos enfermos da comunidade, ou atender aos mais fracos e que seja isto para demonstrar nossa fé em Deus Uno e Trino. 

Fonte: Diocese de Petrópolis

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2017

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.