Coração de Sião - Junho de 2017

“Vinde a mim vós todos que andais em trabalhos e estais sobrecarregados, e eu vos aliviarei!” 

No tempo de Maria e José, talvez não fosse comum tal gesto; mas não é difícil para nós, hoje em dia, imaginarmos um esposo de joelhos diante da esposa grávida, com os ouvidos encostados em sua barriga, buscando ouvir as batidas do coração do filho, que é ali gerado. Através de tão terna imagem, a Mãe de Jesus nos convida a contemplarmos a realidade da Encarnação do Filho de Deus. De fato, desde o puríssimo seio materno da Virgem Maria, Cristo teve um Coração de carne, como verdadeiro homem que Ele é – sem deixar de ser Deus. Um coração pulsante de Vida, cheio de compaixão e misericórdia infinitas.

A Festa do Sagrado Coração de Jesus será comemorada neste ano, no dia 23 de junho. A referência para fixação da data é sempre a oitava (ou seja, o oitavo dia) após a celebração do Corpus Christi (15 de junho), festa móvel que depende da data de Pentecostes. O próprio Jesus determinou o dia da comemoração, em aparições à Santa Margarida Maria Alacoque, grande divulgadora desta rica e tão amada devoção. Foi decerto, esta Sua “confidente” quem dirigiu ao Senhor, pela primeira vez, as palavras que convidamos a cada um fazê-las também suas:

“‘Vinde a mim vós todos que andais em trabalhos e estais sobrecarregados, e eu vos aliviarei’ Quão doces e consoladoras são essas palavras! Eu ouço que Jesus as repete, enquanto prostrada diante de Sua divina imagem, contemplo Seu Coração, transpassado, ardendo de santo amor. Eu ouço que Ele me diz: ‘Vem, ó sim, vem alma débil, órfã, abandonada e atirada de encontro aos escolhos do mar procelado deste mundo. Tu, que sentes o peso das fadigas, que almejas pelo descanso, vem, vem depressa ao meu coração. Ele está aberto para ti, ser-te-á conforto em todas as dificuldades’. E quem pode, oh Jesus, resistir aos encantos de Vosso amor? Quem não correrá ao Vosso convite?

Quanto a mim, eu me prostro diante de Vós, oh Coração divino, Vós que sois a fonte da vida; venho desabafar o que me vai n’alma, procurar aí a paz que não posso encontrar em outro lugar. Ofereço-Vos, pois, um coração que deseja ser Vosso para sempre. Mas, de outro lado, como poderei eu aproximar-me deste Vosso Coração, entrar nesse Santuário da Divindade, eu, tão imunda, tão pecadora? Não deverei, antes, temer ser repelida?... Oh, não temas, alma minha: aquele Coração está aberto para todos; entra, sem receios, que o Justo aí encontra um descanso suave, reacendendo-se-lhe em novas chamas de amor. A alma pecadora encontra aí a paz, aí fica ela ciente de quanto é doce o Senhor.

Naquele lugar, o mundo, os prazeres, tudo desaparece da alma, e um arrependimento salutar toma o lugar dos terríveis remorsos de uma vida de pecado. É naquele lugar que as almas aflitas recebem o conforto, é de lá que aparece a luz nas dúvidas, a força contra os ataques de inimigos, a alegria na dor. Consola-te, alma minha, que Jesus está disposto a perdoar-te e encher-te de graças, nada mais exigindo de ti que um pouco de amor. Amor! Quão doce é esta palavra: amor! Ó meu Jesus, poderei eu deixar de Vos amar, agora que conheço que sois o único Bem que merece amor?”.

Fonte: A Grande Promessa..., Ed.Loyola.


 INTENÇÕES DO MÊS 

Neste mês, queremos agradecer a Deus a grande vitória da Vida sobre a morte.

Coloquemos diante de Nossa Mãe, todos os seus filhos, para que convertam e coloquem os seus corações no Sagrado Coração de Jesus. 

Lembremos de todos os que sofrem com as guerras, com a fome, os encarcerados e os doentes.

Coloquemos ainda, em nossas intenções o nosso Santo Padre, o Papa Francisco, que neste mês pede: pelos responsáveis das nações, para que se empenhem decididamente em pôr fim ao comércio de armas, que provoca tantas vítimas inocentes.

É tempo de orarmos com intensidade, intercedendo pelos parlamentares, para que possam ser justos ao legislar. Peçamos para eles a proteção de Deus e da Virgem Maria, a fim de que possam continuar seu combate em favor da verdade.

Sagrado Coração de Jesus, nós esperamos e confiamos em Vós!


REZEMOS 

Rezemos consagrando tudo e todos, neste tempo ao Sagrado Coração de Jesus :

Ato de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Ó CORAÇÃO ADORÁVEL DE JESUS, o mais terno, o mais amável, o mais generoso de todos os corações.

Penetrado de gratidão à vista dos vossos benefícios, venho consagrar-me a Vós, sem reserva e para sempre. Quero empregar-me com todas as forças em propagar o vosso culto e em ganhar-Vos, se possível, todos os corações. Recebei hoje o meu, ó JESUS, ou antes, tomai-o Vós mesmo, transformai-o, purificai-o para torná-lo mais digno de Vós; tornai-o humilde, manso paciente, fiel e generoso como o Vosso, abrasando-o de todos os fogos do Vosso amor.

Escondei-o no Vosso divino Coração, com todos os corações que Vos amam e que Vos são consagrados, e não permitais que eu o retome nunca. Ah! Antes morrer do que contristar o Vosso Coração adorável. Sim, Coração de JESUS, sempre amar-Vos, honrar-Vos e servir-Vos, ser sempre todo Vosso: é o voto do meu coração, para a vida e para a morte, e em toda a eternidade. Amém.

Sagrado Coração de Jesus, Fonte de todo o bem, para nós, na Eucaristia. Eu Vos adoro. Eu creio em Vós. Eu espero em Vós. Eu Vos amo e me arrependo de meus pecados. Sacratíssimo Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós. Dulcíssimo Coração de Maria, sede a nossa salvação.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Façamos nossa profissão de fé rezando o Credo.

 

1 Pai Nosso; 1 Ave Maria; 1 Glória.

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.