Assim Padre Fortea responde a quem o acusa de “condenar” Fidel Castro ao inferno


 

Pe. José Antonio Fortea. / Fidel Castro. Foto: Site President of Russia (CC BY 4.0).

Lima, 30 Nov. 16 / 05:30 pm (ACI).- Frente à controvérsia suscitada pelo artigo “Elegía a Fidel Castro” (Escolhia Fidel Castro), em meio a acusações por ter condenado o falecido ditador cubano ao inferno, o teólogo espanhol José Antonio Fortea publicou a parte II das suas reflexões sobre a morte de Fidel.

Em seu novo texto, intitulado ‘Elegía a Fidel Castro (Parte II): Cuando o Destino nos alcance’ (Escolhia Fidel Castro II: Quando o Destino nos alcançar), o Pe. Fortea precisou que “jamais afirmei que Fidel Castro está no inferno. Não disse, não escrevi e nem pensei nisso”.

“Somente disse que Fidel Castro, depois de uma vida com muitas ações muito graves, ações que levam à condenação eterna, sem que saibamos do seu arrependimento em algum momento de sua longa vida, enfrentou o julgamento inapelável e rigoroso de Deus. Só disse isso e nada mais do que isso”.

O sacerdote espanhol indicou: “Nada sei do julgamento divino a respeito dessa alma em concreto. Mas sobre o julgamento em geral sei o que Deus nos disse: porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não demonstrou misericórdia”.

Pe. Fortea disse que, “se matando, perseguindo a Igreja, torturando, roubando e oprimindo a possibilidade de que nos conceda a salvação eterna fosse exatamente a mesma do que rezando, jejuando, sacrificando-se e vivendo na pobreza, então o caminho do Bem e da virtude seria um caminho que levaria ao Céu a mesma coisa com o caminho do mal e do vício”.

“Não sei, mas suspeito que a Bíblia não diz exatamente isso, nem algo parecido com isso. Pelo que eu me lembro, Jesus não nos falou de dois caminhos, um dos quais levava a salvação e o outro à condenação?”.

Em seguida, o teólogo sublinhou “eu acredito no Deus da Bíblia, não no Deus ‘bonzinho’. Para os ‘bonzinhos’ tudo dá no mesmo, porque ao seu deus tudo dá no mesmo”.

Entretanto, precisou, “asseguro-lhes que ao Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó não é que tudo dá no mesmo. Cada ato tem suas consequências. E existem certos atos que têm consequências eternas. Há atos que matam a alma. Há atos que levam ao inferno”.

“Onde está Fidel Castro agora? Digo-lhes isso, porque asseguro que sei: Está em um lugar onde fará penitência e não sairá até pagar a última moeda, ou está em um lugar onde já não tem que fazer nenhuma penitência, porque o sangue de Cristo não foi derramado por ele e seu nome não foi encontrado no Livro da Vida”, concluiu.

 

Fonte – ACI Digital - Por David Ramos - http://www.acidigital.com/noticias/assim-padre-fortea-responde-a-quem-o-acusa-de-condenar-fidel-castro-ao-inferno-10685/

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.