Nomeados novos Bispos auxiliares para as Arquidioceses de São Paulo e Manaus

Padre Luiz Carlos Dias e Padre José Albuquerque de Araújo. Fotos: Arquidiocese de São Paulo e Arquidiocese de Manaus

SÃO PAULO, 16 Mar. 16 / 01:30 pm (ACI).- O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira dois novos Bispos auxiliares para as Arquidioceses de São Paulo (SP) e Manaus (AM). Trata-se dos padres Luiz Carlos Dias e José Albuquerque de Araújo, respectivamente.

Padre Luiz Carlos, nomeado auxiliar de São Paulo, era até então sacerdote da Diocese de São João da Boa Vista (SP) e membro do Secretariado-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Natural de Caconde (SP), nasceu em 16 de setembro de 1964 e foi ordenado sacerdote em 5 de abril de 1991. Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP). É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. E possui formação em Ética Social na Adveniat, Alemanha. 

Como sacerdote exerceu diversas funções, como pároco, reitor do seminário propedêutico e do seminário de Teologia, vigário paroquial, diretor do Instituto de Filosofia. Coordenou a pastoral missionária e foi membro do Conselho Prebiteral.

Além disso, colaborou como professor nos Institutos de Filosofia das dioceses de São João da Boa Vista e de Guaxupé e da Arquidiocese de Brasília.

Entre os anos 2010 e 2015 foi Secretário-executivo da “Campanha da Fraternidade” e da ‘Campanha da Evangelização’ na CNBB e atualmente é Membro do Secretariado-geral da Conferência.

Nomeado Bispo auxiliar de Manaus, Padre José Albuquerque de Araújo nasceu em 17 de junho de 1968, na capital amazonense. Recebeu a ordenação presbiteral em 4 de agosto de 1996. Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano, em Manaus. É mestre em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e possui pós-graduado em Gestão Educacional no SENAC de Manaus.

Em sua trajetória sacerdotal, desempenhou vários cargos, entre eles o de administrador paroquial de várias paróquias, pároco e formador. Foi assessor da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Manaus e do Regional Norte 1 da CNBB.

Atualmente, é Reitor do Seminário Arquidiocesano São José e Docente de Teologia no Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (ITEPES).

 

Fonte – ACI Digital - http://www.acidigital.com/noticias/nomeados-novos-bispos-auxiliares-para-as-arquidioceses-de-sao-paulo-e-manaus-64334/

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.