No dia 8 de dezembro a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

REDAÇÃO CENTRAL, 08 Dez. 15 / 03:00 am (ACI).- A cada 8 de dezembro, a Igreja celebra a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, o dogma de fé segundo o qual a Mãe do Jesus foi preservada do pecado do momento de sua concepção, ou seja, desde o instante em que começou sua vidahumana.

No dia 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX, depois de receber inúmeros pedidos de bispos e fiéis de todo o mundo, ante mais de 200 cardeais, bispos, embaixadores e milhares de fiéis católicos, declarou com sua bula “Ineffabilis Deus”:

“A doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio do Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha da culpa original, é revelada por Deus e por isso deve ser crida firme e constantemente por todos os fiéis”.

Em Roma se enviou uma grande quantidade de pombas mensageiras em todas as direções levando a grande notícia. E nos 400 mil templos católicos do mundo celebraram-se grandes festas em honra da Imaculada Conceição da Virgem Maria.

Antes mesmo da publicação desta bula, em 1830, a Virgem Maria havia aparecido a Santa Catarina Labouré, na França, pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

Anos após a “Ineffabilis Deus”, em 1858, em uma de suas aparições em Lourdes, na França, a Nossa Senhora se apresentou diante da humilde Santa Bernardette Soubirous com estas palavras: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Atualmente são milhares as Igrejas dedicadas a este título de Nossa Senhora em todo mundo e milhões de fiéis têm uma particular devoção a Ela.

Neste ano, a solenidade da Imaculada Conceição também é marcada pela abertura do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco e que se concluirá em 20 de novembro de 2016, na Solenidade deCristo Rei do Universo.

Na Bula de proclamação do Jubileu, o Santo Padre explica o significado da Solenidade da Imaculada Conceição para a abertura do Ano Santo, pois “esta festa litúrgica indica o modo de agir de Deus desde os primórdios da nossa história”.

“Depois do pecado de Adão e Eva – escreve Francisco –, Deus não quis deixar a humanidade sozinha e à mercê do mal. Por isso, pensou e quis Maria santa e imaculada no amor (cf. Ef 1, 4), para que Se tornasse a Mãe do Redentor do homem. Perante a gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude do perdão. A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado, e ninguém pode colocar um limite ao amor de Deus que perdoa”.

Em 2013, por ocasião desta solenidade, o Papa Francisco se dirigiu até a Praça de Espanha, no centro de Roma, e depositou flores aos pés da imagem de Nossa Senhora colocada ali em 1870, para celebrar a proclamação do dogma da Imaculada Conceição. Diante da Virgem, proclamou a seguinte oração:

Virgem Santa e Imaculada, a Ti, que és a honra do nosso povo,

e a defensora atenta da nossa cidade, nos dirigimos com confiança e amor.

Tu és a Toda Bela, ó Maria! Em Ti não há pecado.

Suscita em todos nós um renovado desejo de santidade:

brilhe na nossa palavra o esplendor da caridade,

habitem no nosso corpo pureza e castidade,

torne-se presente na nossa vida toda a beleza do Evangelho

Tu és a Toda Bela, ó Maria! Em Ti se fez carne a Palavra de Deus.

Ajuda-nos a permanecer na escuta atenta da voz do Senhor:

nunca nos deixe indiferentes ao grito dos pobres,

não nos encontre distraídos o sofrimento dos doentes e dos carecidos,

comovam-nos a solidão dos idosos e a fragilidade das crianças,

seja sempre amada e venerada por todos nós cada vida humana.

Tu és a Toda Bela, ó Maria! Em Ti, a alegria plena da vida bem-aventurada, com Deus

Faz com que não percamos o significado do nosso caminho terreno,

ilumine os nossos dias a luz gentil da fé,

oriente os nossos passos a força consoladora da esperança,

anime o nosso coração o calor contagioso do amor

permaneçam os olhos de todos nós bem fixos em Deus, onde se encontra a verdadeira alegria.

Tu és a Toda Bela, ó Maria!

Escuta a nossa oração, escuta a nossa súplica:

haja em nós a beleza do amor misericordioso de Deus em Jesus,

seja esta divina beleza a salvar-nos e a salvar a nossa cidade, o mundo inteiro.

Amém! 

Etiquetas: Imaculada Conceiçãosolenidades litúrgicasFestividade Mariana,Jubileu da Misericórdia

Fonte - ACI Digital - http://www.acidigital.com/noticias/hoje-a-igreja-celebra-a-solenidade-da-imaculada-conceicao-16493/ 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.