Rosto de Santa Paulina é reconstituído em 3D, em comemoração dos 150 anos da religiosa

SÃO PAULO, 05 Dez. 15 / 08:00 am (ACI).- Um trabalho de reconstituição por meio de tecnologia 3D irá mostrar em breve aos brasileiros como era a face da primeira santa do país, Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. A escultura realista faz parte das comemorações pelos 150 anos da fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que serão completados no próximo dia 16.

A obra finalizada será apresentada no dia 13 de dezembro, na Capela Sagrada Família e Santa Paulina, em São Paulo e, no dia 20 de dezembro, no Santuário dedicado à religiosa, em Nova Trento (SC), onde ficará exposto permanentemente.

A reconstituição da face de Santa Paulina é desenvolvida pelo designer 3D Cícero Moraes, da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI), e acompanhado pelo advogado e hagiólogo, José Luís Araújo Lira, a coordenadora geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Irmã Roseli Amorim, e a conselheira geral, Irmã Terezinha da Silva.

O designer Cícero Moraes foi responsável pelas reconstituições de Santa Maria Madalena e Santo Antônio de Pádua. Neste ano, ele também desenvolveu este trabalho com três santos peruanos, Santa Rosa de Lima, São João Macías e São Martinho de Lima.

Segundo o site do Santuário de Santa Paulina, Ir. Roseli Amorim apresentou às religiosas mais idosas da congregação o trabalho, que foi aprovado e contemplado com muita emoção e alegria. Algumas irmãs, que inclusive tiveram a oportunidade de conhecer Santa Paulina no final de sua vida, ficaram extremamente comovidas com a perfeição.

Para realizar o projeto, Moreas teve como base o crânio da religiosa, que foi fotografado e as imagens transferidas a um computador, onde um algoritmo permitiu cruzar os registros, criando a escultura digital. O passo seguinte aconteceu no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), em Campinas, com a impressão tridimensional.

A parte de pintura da imagem realista ficou a cargo da artista plástica mato-grossense Mari Bueno. Em recente entrevista ao site GC Notícias, ela explicou que para pintar o rosto da santa usa a técnica de óleo sobre tela e baseia-se nas informações da equipe de reconstituição da face e em referências e relatos que recebeu das freiras da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

A apresentação da reconstrução da face de santa dará início às comemorações dos 150 anos do nascimento de Amábile Lúcia Visintainer, Santa Paulina, celebrado no dia 16 de dezembro. Para Ir. Roseli, “celebrar os 150 anos do nascimento de Santa Paulina é dar graças a Deus pelo dom da vida e a missão realizada pela nossa Fundadora, a Primeira Santa do Brasil”.

Santa Paulina nasceu em 16 de dezembro de 1865, em Vigolo Vattaro, Trentino Alto Ádige, norte da Itália. Veio para o Brasil em 1875, estabelecendo-se na região de Nova Trento (SC). Em 12 de julho de 1890, deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Durante sua vida, dedicou-se ao serviço aos mais necessitados. Faleceu em 9 de julho de 1942.

Foi canonizada pelo Papa João Paulo II, em 19 de maio de 2002, na Praça de São Pedro, no Vaticano, e passou a ser chamada de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

A apresentação da reconstituição facial da religiosa na Capela Sagrada Família e Santa Paulina, em São Paulo, ocorrerá em uma Celebração Eucarística, presidida às 11h do dia 13, por Dom José Roberto, Bispo auxiliar da Região do Ipiranga. E no Santuário de Nova Trento, no dia 20, será na Missa das 9h45.

 

Fonte – ACI Digital - http://www.acidigital.com/noticias/rosto-de-santa-paulina-e-reconstituido-em-3d-em-comemoracao-dos-150-anos-da-religiosa-62715/

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.