Arcebispo adverte: a crise da família começa pelo afastamento de Deus

 

 

Foto: Família rezando / Crédito: Domínio Público - Pixabay

LOS ANGELES, 23 Out. 15 / 02:30 pm (ACI).- Em sua coluna semanal intitulada “Proclamem a beleza do plano de Deus para a família”, o Arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos), Dom José Gómez, explicou a importância do Sínodo sobre a família que acontece em Roma. Segundo ele, a crise da família se origina no afastamento de Deus.

Em seu texto, Dom Gómez considera que a atual crise familiar tem um sentido antropológico, porque “nossa cultura perdeu o sentido do significado da pessoa humana e da criação. Esta perda tem sua origem no afastamento de Deus”.

“Frente à crise generalizada da família, acho que nossa sociedade precisa escutar uma vez mais a bela verdade a respeito da pessoa humana e do plano amoroso de Deus para a criação e para a história; um plano que está centrado na família”, indicou.

Nesse sentido, explicou que os bispos que participam do Sínodo da Família “estamos aqui porque o Papa Francisco nos pediu que o assessoremos em alguns dos assuntos cruciais que os casais e as famílias enfrentam hoje”, disse o Prelado acerca da sua participação junto a aproximadamente 300 bispos provenientes de todos os continentes, de sacerdotes, religiosos e leigos.

Indicou que esta discussão começou a partir do documento de trabalhoInstrumentum

Laboris. “Nosso trabalho consiste em proporcionar compreensão e conselhos acerca do texto”, explicou Dom Gómez.

O Arcebispo de Los Angeles disse que este documento reconhece que existe “uma ‘pedagogia divina’ na história da salvação que se desenvolve nas Sagradas Escrituras”. Acrescentou que aIgreja deve recuperar essa “pedagogia divina” para “fortalecer o matrimônio e a família em nosso tempo”.

Em sua coluna, recordou as palavras que o Santo Padre pronunciou nos Estados Unidos: “Deus confiou à família seu plano amoroso para a criação”.

Este “plano do Criador para sua criação e para a história da humanidade” é revelado na Palavra de Deus e esta “é o ponto de partida para compreender a autêntica vocação e missão da família”, explicou o Prelado.

Por isso, é urgente que a Igreja ofereça “uma nova catequese evangélica sobre a criação, como um elemento essencial da nova evangelização. Devemos proclamar a beleza do plano de amor de Deus para a criação, para a pessoa humana e para a família humana”.

Dom Gómez explicou que é necessário que a Igreja recupere as imagens da ‘família’ que encontramos nas Escrituras e em suas tradições mais antigas, na liturgia universal da Igreja e na piedade popular”.

Por exemplo, refletir a respeito “da pessoa humana como a ‘imago Dei’; a Igreja como Mãe dos crentes e como a ‘família de Deus’; a família como ‘Igreja doméstica’; e a vida cristã como a infância espiritual dos filhos e filhas de Deus”.

Por isso, o Prelado concluiu sua coluna pedindo aos fiéis que rezem pelo Sínodo, no qual se realizam todas estas discussões.

Confira também:

Papa Francisco anuncia criação de novo Dicastério para os leigos, a família e a vida

http://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-anuncia-criacao-de-novo-dicasterio-para-os-leigos-a-familia-e-a-vida-63699/

Etiquetas: Estados UnidosFamíliaArcebispado de Los AngelesSínodo para a Família 2015

 

 

 

 

Fonte – ACI Digital - Por María Ximena Rondón - http://www.acidigital.com/noticias/arcebispo-adverte-a-crise-da-familia-comeca-pelo-afastamento-de-deus-96821/

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.