Coração de Sião - Setembro de 2015

Não acrescente nada às suas palavras! 

“Toda a palavra de Deus é provada, é um escudo para quem se fia nele. Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te corrija e sejas achado mentiroso”. (Pr 30, 5-6)

A Igreja Católica no Brasil escolheu o mês de setembro para colocar em destaque a Bíblia, a Sagrada Escritura.

É importante saber que: “As coisas reveladas por Deus, contidas e manifestadas na Sagrada Escritura (Bíblia), foram escritas por inspiração do Espírito Santo. Com efeito, a santa mãe Igreja (Católica Apostólica Romana), segundo a fé apostólica, considera como santos e canônicos (catalogados) os livros inteiros do Antigo e do Novo Testamento com todas as suas partes, porque, escritos por inspiração do Espírito Santo1, têm Deus por autor, e como tais foram confiados à própria Igreja. Todavia, para escrever os livros sagrados, Deus escolheu e serviu-se de homens na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e por eles, pusessem por escrito, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele queria.

E assim, como tudo quanto afirmam os autores inspirados ou hagiógrafos deve ser tido como afirmado pelo Espírito Santo, por isso mesmo se deve acreditar que os livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro, a verdade que Deus, para nossa salvação, quis que fosse consignada nas sagradas Letras. Por isso, “toda a Escritura é divinamente inspirada e útil para ensinar, para corrigir, para instruir na justiça: para que o homem de Deus seja perfeito, experimentado em todas as obras boas’” ( Tim. 3, 7-17 gr.). (Dei Verbum 11).

“Ao lermos as Escrituras, fica bem claro que a proposta do Evangelho não consiste só numa relação pessoal com Deus. E a nossa resposta de amor também não deveria ser entendida como uma mera soma de pequenos gestos pessoais a favor de alguns indivíduos necessitados, o que poderia constituir uma ‘caridade por receita’, uma série de ações destinadas apenas a tranquilizar a própria consciência. A proposta é o Reino de Deus (cf. Lc 4, 43); trata-se de amar a Deus, que reina no mundo. À medida que Ele conseguir reinar entre nós, a vida social será um espaço de fraternidade, justiça, paz e dignidade para todos. Por isso, tanto o anúncio como a experiência cristã, tendem a provocar consequências sociais. Procuremos o seu Reino: ‘Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo’ (Mt 6, 33). O projeto de Jesus é instaurar o Reino de seu Pai; por isso, pede aos seus discípulos: ‘Proclamai que o Reino do Céu está perto’ (Mt 10, 7)”. (Evangelii Gaudium, 180)

 1 - cfr. Jo. 20,31; 2 Tim. 3,16; 2 Ped. 1, 19-21; 3, 15-16 


INTENÇÕES DO MÊS 

Neste mês de setembro, unidos ao Papa Francisco e a toda a Igreja, coloquemos como intenção das nossas orações:

        - Que aumentem as oportunidades de formação e de trabalho para os jovens.

        - Que a vida dos catequistas seja um testemunho coerente da fé que anunciam

E como estamos neste mês dedicado à Bíblia, peçamos ao Senhor que mais e mais a sua Palavra seja anunciada. Que envie mais operários para sua Messe e que estes preguem a sua Palavra.

Além disto, peçamos pela Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família e também por todos os bispos que irão participar.

 Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS 

Rezemos pelas intenções do mês acima apresentadas e para que cada cristão leia, anuncie e divulgue mais a Palavra de Deus:

Senhor, nossas palavras são demasiadamente pobres para agradecer-te o maravilhoso dom de tua Palavra-escrita que, ultrapassando os limites do tempo continua a falar-nos da Fé, que dá sentido a vida, da Alegria, que abre os corações e do Amor, que nos faz irmãos. Concede-nos Senhor, grande amor pela Bíblia. Queremos aproximar-nos desse livro com fé, para que saibamos encontrar em suas páginas sagradas a resposta para os nossos problemas, o amor que une a família e a paz que o mundo precisa. Ensina-nos, Senhor, a ler a Bíblia com respeito, humildade e fé. Queremos colocá-la em nossas casas para que seja luz que ilumina, palavra que acalma, presença viva de amor! Nós te pedimos, ó Pai, que o homem de hoje, cansado e insatisfeito, tenha a coragem de aproximar-se da Bíblia para encontrar nela o Caminho, a Verdade e a Vida. Amém.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!  

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Teu!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.