Domingo da Santíssima Trindade - Ano B - 27 de Maio de 2018

TEXTO BÍBLICO: Evangelho de São Mateus 28, 16-20

Os onze discípulos foram para a Galileia, a uma montanha á qual Jesus lhes ordenara. Quando O avistaram ajoelharam-se diante dele. Alguns tinham dúvidas. Jesus aproximou-se deles e lhes disse: Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Vão, pois, e façam de todos os povos discípulos meus, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a seguir tudo o que eu lhes ordenei. Eu vou estar com vocês todos os dias até o fim dos tempos.

1     - LEITURA

Após a ressurreição, Cristo durante 40 dias aparece algumas vezes a seus discípulos confirmando-os na fé e na confiança nele. Sua morte deve ser sido um choque muito grande nestes galileus simples e rudes. Depois de preparados, agora Cristo antes de subir aos céus, ao deixar a vida comum de ser humano na terra, dá-lhes a missão divina de continuar o seu trabalho. Jesus veio para ajudar a todas as pessoas a encontrar o caminho de sua salvação, da realização do plano que Deus para cada um de nós. O amor de Deus pela humanidade é o desejo de salvá-la Deus é amor (l Jo 4,8), é o dom inefável de seu Filho Único Jesus, o Cristo, que se encarnou no seio da Virgem Maria, para nossa salvação. Este envio é para que os seres humanos cheguem a crer que Jesus é o Senhor (Cristo) e aceitem-no como Filho de Deus e Salvador. Vivam sua fé que transforme sua vida e obtenham a salvação. Jesus nos libertou da morte eterna e nos oferece a vida eterna. A fé que salva consiste no acolher ao Filho de Deus. E se manifeste: o discipulado nos leva à missão. No nº 202 do Catecismo da Igreja Católica lemos: Jesus confirma que Deus é "o único Senhor" e é preciso amá-lo de todo o coração, com todas as forças. Confessar que "Jesus é Senhor" é próprio da fé cristã.

O que me diz o texto? O que nos diz o texto?

·        Onde Cristo quis encontrar-se com seus discípulos? Para que?

·        Qual a primeira reação deles e por quê?

·        Que significa que eles tinham dúvidas? O que poderia ainda perturbá-los?

·        Com que afirmação Jesus quis confirmar neles uma confiança maior?

·        Que ordens lhes deu?

·        Que outra garantia Jesus colocou para que eles obedecessem ao que pedia?

2      - M E D I T A Ç Ã O

·        Por que Jesus pediu que os apóstolos fossem para um lugar especial?

·        Que sentido encontro no gesto dos apóstolos de adorarem Jesus?

·        Que poder Jesus dava aos apóstolos ao enviá-los a ensinar a todos os povos?

·        Que sentido tem: batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo?

·        Como entendo a escolha que Cristo fez de mim lembrando meu próprio batismo?

·        Entendo que minha fé é em um único Deus Verdadeiro em três pessoas?

·        Percebo na vida da Igreja e em minha vida a presença de Cristo?

3      - ORAÇÃO

A oração é a resposta a Deus que se manifesta primeiro Senhor, obrigado porque Tu confias em Tua Igreja e em nós para continuar o teu trabalho de salvação de todos. Que eu me preocupe com os outros. Prometo levar a Tua mensagem de Amor a todas as pessoas, a começar por minha família, meus vizinhos, meus companheiros de trabalho.

Obrigado por me ter aceitado desde o meu batismo. Tomaste a iniciativa de amar-me primeiro. Tu és um Deus que se identifica com o amor. E a tua insistência é que te entendamos que Tu te identificas com o amor, tu és amor. Amor que se faz homem em teu Filho Único Jesus, nosso Senhor. Amor que te une com o Pai e já é outra pessoa, o Espírito Santo.

4 - CONTEMPLAÇÃO

Interiorizar a mensagem é não ficar somente com o conhecimento. A informação é ir mais. Podemos dizer ao Senhor o que pensamos e sentimos. Que Ele vá entrando lentamente, cada vez mais em nossa mente e coração. Podemos repetir várias vezes:

Creio Jesus que tu és o único Filho de Deus. Creio que tu me reservaste a vida eterna. Por crer em ti, estou destinado a sentir tua presença sempre amiga.

Dá-me a força de crer mais em ti preocupando-me com os outros.

5 - A Ç Ã O

Propostas pessoais:

Quero me preparar melhor lendo e vivendo a Palavra de Deus. Ao estar com as pessoas vou mostrar que sou capaz de fazer coisas corajosas e grandes por causa da fé. Falar com algum amigo, ou vizinho sobre minha fé em Jesus, o Senhor.

Onde eu estiver quero ser mensageiro de teu amor para as pessoas.

Propostas Comunitárias:

Realizar alguma obra de misericórdia, como visitar em grupo aos enfermos da comunidade, ou atender aos mais fracos e que seja isto para demonstrar nossa fé em Deus Uno e Trino. Vou ajudar também na Pastoral do Batismo.

Fonte – Diocese de Petrópolis

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2018

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.