5° Domingo da Páscoa - ANO B - 29 de abril de 2018

TEXTO BÍBLICO: Evangelho de São João 15, 1-8

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Eu sou a ver­dadeira videira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não produz fruto ele o corta, e todo o que produz fruto ele o poda, para que produza mais fruto ainda. Vocês já estão puros, por causa da palavra que lhes fiz ouvir. Permaneçam em mim, como eu em vocês. Como o ramo não pode dar fruto, por si mesmo, se não permanece na videira, assim também vocês, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira e vocês os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque, sem mim, nada podem fazer. Se alguém não permanece em mim é lançado fora, como o ramo, e seca; tais ramos são recolhidos, lança­dos ao fogo e se queimam. Se permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, peçam o que quiserem e lhes será concedido. Meu Pai é glorifica­do quando produzem muito fruto e se tornam meus discípulos.

l – L E I T U R A - O que diz o texto?

Jesus vivera na Galiléia. Lá como em todo o Oriente, ainda hoje, o cultivo da uva é comum. Daí a imagem da videira facilitava para entender a união dos ramos com o tronco. A seiva da planta é como o sangue em nossas veias. Se o galho está ligado, recebe a seiva que é vida para florescer. Cristo se compara com o tronco e nós os ramos. O ramo ligado ao tronco, está vivo e produz frutos. Se seca, é cortado, pois não daria frutos. Assim nós se ligados a Cristo aceitando sua palavra, seus ensinamentos realizaremos ações boas e agradáveis a Deus. Se nos desligamos de Cristo pela falta de oração, de leitura da Palavra e sem o amor ao próximo, vamos secar em nossa vida religiosa e estaremos desligados do amor de Deus. A glória do Pai, a alegria de Deus é estarmos sempre unidos a Cristo.

Perguntas para a leitura

·        Que imagem Jesus usa para estarmos unidos a ele?

·        Por que Jesus se compara ao tronco e nós aos ramos?

·        O que sustenta o tronco e os ramos da videira? Qual a relação entre Jesus e nós?

·        Para que serve um ramo que seca ou que não dá fruto?

·        Que acontece conosco se estivermos unidos a Jesus?

2 – M E D I T A Ç Ã O

·        Que é que o Jesus deseja que sejamos? Até onde vai minha confiança em Jesus?

·        Quando estamos ligados a Cristo? E como conservar esta união com Ele?

·        Em minha vida o que me garante que sou ramo ligado ao tronco que é Jesus?

·        Que entendo com a afirmação de Cristo: Sem mim vocês não poderão fazer nada?

·        Quando me sinto como um ramo seco, sem fruto?

·        Que é alegra tanto a Deus Pai?

3 - O R A Ç Ã O

Jesus quero ser ramo de Ti que és o tronco de minha vida. Desde o meu batismo estou ligado a Ti. Tua Igreja me alimenta com a seiva das graças dos sacramentos. Sinto em todos os momentos de minha vida que rezando, lendo tua Palavra percebo que estás presente comunicando-me a alegria de ser teu discípulo.

Às vezes parece que estou desligado de ti. Sinto-me distante, como um ramo meio seco! Vem em meu socorro, Senhor com o vento de teu Espírito, com a água de teu perdão. Que eu confie sempre em Ti, pois sem tua presença parece que estou sozinho e abandonado. Que tua palavra continue a ser luz que me conduz em meus caminhos. Creio Senhor em Ti, como o enviado do Pai para salvar-me. Preciso de tuas forças, para fazer as obras que tu me indicas e que eu faça tua vontade, ainda que não a entenda. Que por meio das ações que me pedes, eu possa testemunhar que creio em ti. Amém

4 - C O N T E M P L A Ç Ã O

Obrigado Senhor por tua Palavra que me anima e me estimula. Hoje proponho firmemente crer em ti. Quero transformar em vida tua mensagem. Levá-la dentro de mim. Por isso vou repetir algumas frases desta Palavra Santa para que fiquem gravadas no meu coração: Sei que sem ti nada posso fazer de bom.

Mesmo que as dificuldades tomem conta de mim, não me preocuparei. Quero confiar em Ti. Tu és o caminho, a verdade e a vida!... Quero chegar ao Pai através de ti! Vou confiar mais em ti Senhor! ... Escuta minha oração. .

5 - A Ç Ã O

Propostas pessoais

Vou fazer uma lista de coisas que me preocupam e colocá-la em minha oração para pedir ao Senhor que me ensine a confiar mais Nele. Vou realizar alguma ação concreta para testemunhar aos outros que creio que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Para que também eles creiam. Que a Palavra de Deus me alimente sempre.

Propostas comunitárias

• Partilhar com os outros do grupo que coisas podem ir secando os ramos de minha vida, para superá-los e propor-me um modo de confiança no Senhor;

• Providenciar um cartaz e colocá-lo em algum lugar visível; apresentar Jesus como o Caminho, a Verdade e a Vida e tudo o que atenta contra isto, buscando afastar-me dos perigos de afastar-me de Jesus, tornando-me um ramo seco.


Fonte – Diocese de Petrópolis

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2018

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.