Papa cria 20 novos cardeais e anuncia 3 novas santas para Igreja

Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa.

 

VATICANO, 14 Fev. 15 / 01:39 pm (ACI/EWTN Noticias).- Este sábado, 14 de fevereiro de 2015, foi um dia histórico para a Igreja com a criação de 20 novoscardeais na manhã do sábado na Basílica de São Pedro, ocasião em que o Santo Padre anunciou também a canonização de 3 novas santas provenientes de Israel e da França.  

Às 11:00 a.m. (hora local) o Papa Francisco impôs o barrete vermelho e entregou o anel aos novos Cardeais e atribuiu a cada um deles um Título ou Diaconia.

Na abertura do Consistório, o Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, hoje Cardeal Dominique Mamberti, dirigiu ao Pontífice uma saudação em nome de todos os novos cardeais.

O novo Cardeal, membro da Cúria romana, começou enviando uma saudação especial ao Arcebispo emérito de Manizales (Colômbia), Cardeal José de Jesús Pimiento Rodríguez, quem devido à sua avançada idade pediu receber o barrete no seu próprio país.

Dirigindo-se ao Papa Francisco, o Cardeal Mamberti disse: “estamos agradecidos por ter-nos eleito, de todas partes do mundo, para compartilhar de modo particular seu ministério, recordando-nos que cada vocação eclesiástica é acima de tudo um serviço aos irmãos e à própria Igreja”.

O recém criado Cardeal assegurou que a eleição “nos tornou a convidar a segui-lo e a doar nossa vida no serviço ministerial”.

Formar parte do Colégio Cardinalício “nos coloca, de modo particular, na história e na vida da Igreja de Roma, que -segundo a bela expressão de Santo Ignácio de Antioquia- reside na caridade”.

“Estamos portanto convidados a sair de nós mesmos, de nossos hábitos e comodidades, para servir à missão desta Igreja, conscientes de que isto implica ter um horizonte mais amplo”, destacou.

Na celebração se proclamou o conhecido Hino à Caridade da Epístola de São Paulo aos Coríntios. Depois da homilia, o Papa Francisco leu a fórmula de criação e proclamou solenemente os nomes dos novos Cardeais, anunciando a Ordem presbiteral ou diaconal de cada um.

Continuando, os novos cardeais fizeram profissão de fé dos novos Cardeais ante o povo de Deus e o juramento de fidelidade e obediência ao Papa Francisco e a seus sucessores.

Os novos cardeais se aproximaram até o Santo Padre e se ajoelharam diante dele para impor-lhes o barrete cardinalício, entregar o anel e atribuir a cada um uma sede. O Papa intercambiou com cada um o abraço da paz.

Antes de concluir a celebração, celebrou-se um Consistório Ordinário Público para a Canonização de três beatos, duas de Israel e uma da França.

Tata-se de María de Jesus Crucificado, religiosa professa da Ordem das Carmelitas descalças e Maria Alfonsina Danil Ghattas, religiosa fundadora da Congregação das Irmãs do Rosário de Jerusalém.

A outra canonizada é a religiosa Giovanna Emilia de Villeneuve, proveniente da França, fundadora da Congregação das Irmãs da Imaculada Concepção de Castre. As três entrarão no livro dos santos no dia 17 de maio de 2015.

Fonte: ACI Digital - Por Alvaro de Juana  - Etiquetas: Consistório 2015, Cardeais, santos, santas, França, Israel

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.