4º Domingo do Advento - Ano B - 24 de dezembro de 2017

Texto Bíblico: Evangelho de São Lucas 1, 26- 38

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma jovem, prometida em casamento a um homem chamado José, da família de Davi. A jovem se chamava Maria. O anjo veio à pre­sença dela e lhe disse: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo. A estas palavras, ela ficou perturbada, e se perguntava o que podia significar esta saudação. O anjo lhe disse: Não temas, Maria, pois obtiveste graça junto a Deus. Eis que engravidarás e darás à luz um filho, e lhe darás o nome de Jesus. Ele será gran­de e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a família de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria disse ao anjo: Como se fará isso, se não conheço homem? O anjo lhe respondeu: O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; e por isso aquele que vai nascer será santo e será chamado Filho de Deus. “Isabel, tua parenta, está tam­bém para dar à luz um filho em sua ve­lhice e já está em seu sexto mês, ela que é estéril, pois nada é impos­sível a Deus". Maria disse: Eu sou a serva do Senhor. Faça-se em mim se­gundo a tua palavra! E o anjo a deixou.

1 - LEITURA - Que diz o texto?

No 4º Domingo do Advento, é apresentada a concepção virginal. O profeta Isaías havia anunciado: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, cujo nome é Emanuel: Deus está conosco. Dizendo a Maria que Jesus receberia de Deus o trono de Davi, seu pai, o anjo Gabriel anuncia o cumprimento da promessa feito ao rei Davi pelo profeta Natan, Jesus era descendente do rei Davi (Mt 1,1s). A vinda do Filho de Deus em nossa vida humana revelaria o mistério do amor infinito de Deus pelas pessoas. Este mistério, diz S. Paulo: estava escondido desde muito tempo, mas hoje foi mostrado. Como Zacarias em Lc 1,18, Maria faz uma pergunta. Mas a pergunta de Zacarias manifestava sua dúvida de fé(v.20) a de Maria é acolhida pelo anjo como inspirada por uma fé que procura se esclarecer (35.36.45) Na narrativa, esta pergunta serve para introduzir uma revelação mais completa do mistério de Jesus (35): Eu não conheço homem. O sentido bíblico de conhecer é ter relações conjugais. Maria casada com José é virgem (17). O anjo anuncia que ela vai ser mãe. (31) Supõe-se que a pergunta de Maria significa: eu não quero conhecer homem. Admite-se então nela a vontade de guardar a virgindade.

Outros textos bíblicos para comparar: Mt 1, 16; 1, 21-23; Mc 10,27; Is 7, 14; 9, 6;.

Perguntas sobre a leitura:

* Como começa o texto? Quais personagens aparecem?

* Quais são os 3 títulos que são dados a Jesus? O que significa cada um?

* Maria e José eram só amigos? Quem era José?

* Que é que anjo Gabriel veio dizer a Maria?

* Que queria Maria dizer com: Não conheço homem algum?

* Que realizou o Espírito Santo em Maria?

* O que significou o anjo dizer: Nada é impossível para Deus?

* Qual a resposta final de Maria e o que queria dizer com essas palavras?

2 – M E D I T A Ç Ã O

O anjo Gabriel chama Maria de cheia de graça... Ela é toda de Deus desde o primeiro instante de sua existência, unida a Deus com todo o seu amor. Na sua humildade não se espantou mas perguntou como poderia ser mãe, se consagrara toda a sua vida a Deus por sua virgindade? Maria esperava o Salvador que seria da família e da descendência do rei Davi... Seu coração nesse instante se alegrou: afinal chegou o Salvador tão esperado... Esclarecido tudo, sabendo da vontade de Deus, Maria se coloca nas mãos de Deus com sua entrega a Deus: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.

* E Maria se tornou a Mãe do Filho de Deus que se fez homem (Mt 1,18c) Mistério profundo do amor de Deus. Deus faz tudo isso porque nos ama muito.

* Estou atento à Palavra de Deus que me chega pelas pessoas, pela própria vida?

* Como entender hoje que um menino vai ser o Messias, o Salvador, Deus conosco?

* Acredito:Deus cumpre o que promete? Como entender não sermos atendidos por Ele?

3 – O R A Ç Ã O

Comecemos rezando devagar a Ave-Maria, pensando na saudação do anjo Gabriel, e de Isabel (Lc 1, 42) até Jesus... Com palavras de Zacarias esposo de Isabel sobre João Batista: ... Bendito seja o Senhor Deus porque visitou o seu povo e realizou sua libertação...que Ele havia anunciado pelos profetas... Pela bondade profunda de nosso Deus visitou-nos a Luz do alto, para os que se acham nas trevas e na sombra da morte, a fim de guiar nossos passos no caminho da paz... e com o velho Simeão(Lc 2, 30): meus olhos viram a salvação que preparaste em face de todos os povos, luz para revelar aos pagãos e glória de teu povo. Com esses pensamentos façamos nossa oração pessoal

4 – C O N T E M P L A Ç Ã O:

Concentremo-nos no evangelho de hoje: Numa humilde casa em Nazaré, aldeia da Galileia... Maria, jovem simples, sentada, costurando alguma roupa ou silenciosa suplicando a Deus que enviasse quanto antes o Salvador que o povo estava esperando... Uma luz diferente invade o lugar... Um ser celestial (um anjo), Gabriel se apresenta... (Qual seria nossa reação?) ... Ele a cumprimenta: Eu te saúdo, cheia de graça... E segue: o Senhor está contigo... Que significa isso? (Pensa Maria) ... E diante do espanto de Maria, o anjo continua: você vai dar à luz um filho... Jesus, Filho do Altíssimo... Maria diz ser virgem. O anjo afirma: o Espírito Santo fará você mãe. Tão simples para Deus.

Rezemos: Senhor, tu és maravilhoso... Resolves qualquer problema com um gesto poderoso de amor... Obrigado por Maria tua humilde e santa filha querida, tão unida a Ti... Maria, obrigado por aceitares mudar o rumo de tua vida e acolheres nosso Salvador como teu Filho querido, nosso Salvador... ensina-me Maria a aceitar e seguir sempre a vontade de Deus sobre minha vida.

5 – A Ç Ã O: em que me comprometo? Em que nos comprometemos?

Propostas pessoais

* Buscar estar sempre atento para escutar a voz de Deus em minha vida.

* Pedir sempre a intercessão de Nossa Senhora

Propostas comunitárias

* refletir em grupo como imitar as virtudes de Nossa Senhora em nossos ambientes.

* fazer celebração comunitária para pensar nos nomes que são dados ao Filho de Deus: Jesus, Filho do Altíssimo. Louvar Maria, a cheia de graça, a serva do Senhor. 


Fonte – Diocese de Petrópolis

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2018

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.