“Bebê ariano perfeito” de propaganda nazista era, na verdade, judeu

650x455xbaby.jpg.pagespeed.ic.1DMIunwSrk

Em 1935, o Partido Nazista alemão realizou um concurso para encontrar “o bebê ariano perfeito” para ser destaque na capa da Sonne ins Haus, uma revista voltada para a família alemã. Joseph Goebbels, em pessoa, escolheu a felizarda: uma pequena menina judia. A história foi revelada ao mundo há poucos dias.

Hessy Taft, o bebê judeu “ariano perfeito”, está com 80 anos (foto) e é atualmente professora de Química da Universidade Católica de St. John, em Nova York. Na semana passada, Hessy doou uma cópia da revista com sua foto na capa ao Memorial do Holocausto Yad Vashem, em Israel.

Hessy conta que, ainda quando era uma pequena bebê, sua mãe pediu a um famoso fotógrafo alemão, Hans Ballin, para tirar uma fotografia sua. Foi quando, poucos meses depois, descobriu sua filha na capa da revista. Espantada, questionou o fotógrafo, que lhe respondeu:

- Queria fazer os nazistas parecerem ridículos.

E conseguiu. A fotografia apareceu não apenas na capa da Sonne ins Haus, mas em cartões postais usados ​​em todo o Terceiro Reich. Os nazistas jamais suspeitaram da história.

Hassy escapou por pouco do Holocausto quando a Gestapo ameaçou prender seu pai, forçando a família a se mudar primeiro para a Letônia, depois para Paris, Cuba e, finalmente, Estados Unidos, em 1949.

Hoje, diz que o sentimento é de satisfação e “um pouco de vingança”.

- Eu posso rir disso agora - disse Hassy, em entrevista ao jornal alemão Bild - mas se os nazistas tivessem descoberto quem eu realmente era, eu não estaria viva.

Com centenas de milhares de crianças para ilustrar a supremacia da raça ariana, os nazistas escolheram – vejam só – uma criança judia. Como dizia Victor Hugo, “é pela ironia que começa a liberdade”.

Compartilhar

Imprimir PDF

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.