Coração de Sião - Maio de 2014

AVE MARIA, CHEIA DE GRAÇA!

 “Alegra-te (Ave), cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1, 28).

No mês de maio a Igreja sempre se volta para Maria, Nossa Senhora e nossa Mãe, eleita de Deus. Isenta de pecado, Imaculada. Cheia do amor de Deus, Ela pôde se tornar a Mãe do seu Filho. Repleta de Deus e a Ele consagrada, Maria, sempre Virgem. Plena de graça, será eternamente glorificada nos céus. Eis a expressão do dogma da Assunção.

Por este e outros motivos saudamos com o Anjo a Maria com a oração da Ave-Maria, uma das orações mais populares.

Podemos dizer que a Ave-Maria é uma das orações cristãs mais completas. Nela, encontramos descritos o papel e a missão da Santíssima Trindade. Maria é saudada pelo fato de ser a Mãe de Deus, cheia de Graça e do Espírito Santo, escolhida pelo Pai, Sacrário e Templo Vivo de Cristo, Mãe de todos os homens e intercessora sem cessar por todos nós, que somos realmente pecadores e necessitamos permanentemente do seu amparo e proteção.

Composta de duas partes. A primeira é uma transcrição da saudação do anjo a Nossa Senhora: “Alegra-te (Ave Maria), cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1, 28) e da saudação de Isabel, quando recebeu a visita de Nossa Senhora: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! (Lc 1, 42). No século IV, foi introduzido o nome de Jesus. Quem lê na Bíblia os textos acima percebe que os nomes de Maria e Jesus foram acrescentados à oração. As duas frases contêm inúmeros dados de caráter teológico, em que rememoramos dogmas e verdades do cristianismo. Esta primeira parte da Ave-Maria permaneceu até o século XVI, no pontificado do Papa Pio V, um religioso dominicano. E, no século XVI, o mesmo Papa Pio V, em 1570, aprovou a segunda parte da oração, nascida da devoção da Igreja a Maria, mãe de Jesus, Nossa Senhora.

É bom, aqui relembrarmos as Palavras Jesus: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena. Vendo a mãe e, perto dela o discípulo a quem amava, Jesus disse para a mãe: “Mulher, aí está o teu filho”. Depois disse para o discípulo: ‘Aí está a tua mãe’. E desde aquela hora o discípulo tomou-a sob seus cuidados”. (Jo 19, 25-27)

Nesta segunda parte da oração mariana invoca-se Nossa Senhora pelo seu nome: Maria e pedindo sua intercessão. Depois de entender a verdade bíblica – em que se afirma ser Maria cheia de graça, Mãe de Deus e por isso mesmo bendita entre as mulheres e mais bendito ainda o fruto do seu ventre – resta à Igreja invocar esta mulher maravilhosa pedindo: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém


INTENÇÕES DO MÊS

Estamos diante de uma sociedade descrente, afastada dos valores morais, distante do que é mais sagrado, que é a vida humana, pois, cada homem, cada mulher, cada ser humano foi criado por Deus “conforme à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea ele os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: ‘Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei e subjugai a terra! Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre tudo que vive e se move sobre a terra”. (cf. Gn 1, 27-28)

Peçamos neste mês ao Senhor que pela intercessão de sua Mãe a bem-aventurada, sempre virgem Maria a humanidade se converta e se renda á Sua Vontade, para que haja, paz e concórdia entre os homens.

Este ano, é ano de escolhas, então, peçamos também a Nossa Senhora que nos ajude a escolhermos e que assim sejam eleitos aqueles que optaram pela verdade.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!       


REZEMOS

Rezemos durante todo este mês, todos os dias, em honra a Mãe de Jesus e nossa Mãe:

Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Jesus manso e humilde de Coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso!

E não deixe de rezar: Pai Nosso e o Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.