São Melquíades - Dia 10 de Dezembro.

Hoje dia 10 de dezembro a Igreja lembra a vida de São Melquíades, Papa e mártir. Como Papa buscou no Pastor Eterno e Universal toda a graça que necessitava para ser fiel num tempo de transição da Igreja.

Melquíades era de origem africana, fez parte do clero Romano.

No ano 310 o Papa Eusébio e Melquíades foi eleito seu sucessor. Durante o seu governo, sofreu com a perseguição dos cristãos, que só teve um descanso quando Constantino Magno venceu a histórica batalha em Roma no ano 312 a qual atribuiu ao Deus dos cristãos. Após 250 nos de perseguição do cristianismo, com esta vitória surgiu o Edito de Milão em 313, concedendo a liberdade religiosa; assim, passou do Papa da perseguição, para o Papa da liberdade dos cristãos.

Seu breve pontificado teve duração de quatro anos. Sofreu inúmeras ameaças, as piores nasceram do interior da Igreja com os hereges.

Melquíades como Papa, foi grande defensor da fé, por isso, combateu principalmente o Donativo, que contestava a legitimação da eleição dos ministros de Deus e fanaticamente se substituía a qualquer autoridade.

Aproveitou, a liberdade religiosa para organizar as sedes paroquiais em Roma e recuperar os bens da Igreja perdidos durante a perseguição.

Através do Santíssimo Sacramento da Eucaristia semeou a unidade da Igreja de Roma com as demais igrejas.

Embora não tenha derramado o seu sangue em defesa da Fé, São Melquíades recebe as honras de mártir pelo muito que sofreu em diversas perseguições à Igreja.

Morreu no ano 314. Recebeu do Doutor Santo Agostinho o seguinte reconhecimento: "Verdadeiro filho da paz, verdadeiro pai dos cristãos".

 



São Melquíades...rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.