Santo Ambrósio - Dia 7 de Dezembro.

Hoje 07 de dezembro a Igreja lembra a vida de Santo Ambrósio.

Nasceu em uma nobre família romana, na Alemanha. Seu pai era governador.

Foi educado em Roma junto com os irmãos. Desde cedo aprendeu a alimentar as virtudes cívicas e morais, em virtude disto foi eleito aos 35 anos governador da província romana da Itália.

Com a morte do bispo de Milão, respeitado e amado, foi enviado para a eleição do novo bispo , a fim de evitar grandes conflitos. Em meio à confusão, de repente uma criança grita: "Ambrósio, bispo!". O clero e o povo aderiram e todos aclamaram: "Queremos Ambrósio bispo!". O povo teve que teimar durante uma semana, até que vendo nisto a voz de Deus, Ambrósio que ocupava alto cargo no Império Romano e somente era catecúmeno, cedeu a vontade do Senhor. Depois de batizado, foi ordenado sacerdote e logo em seguida bispo de Milão. Providencialmente usou as qualidades de organizador e administrador para o bem da Igreja, podendo assim atuar no campo pastoral, político, doutrinal, litúrgico, a ponto de merecer o título de grande Doutor e Padre do Cristianismo do Ocidente.

Sua figura política ficou marcante, principalmente quando aplicou ao imperador uma dura penitência pública comum, pois teria Teodósio consentido como uma invasão à cidade de Tessalônica, que resultou na morte de muitos. Santo Ambrósio, como homem de Deus, partilhou sua riqueza material e espiritual com o povo; jejuava sempre; pai carinhoso e tão grande orador que teve papel importante na conversão de Santo Agostinho. Deixou muitos escritos e morreu com 60 em 397,após 23 anos de serviço ao seu amado Cristo.

 

Santo Ambrósio... Rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.