Como lidar com a traição em meu matrimônio?

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

traiçãoUma pessoa que não quis se identificar enviou a seguinte pergunta ao Programa Pergunte e Responderemos:

“Sou casada há 13 anos, temos duas filhas. Meu marido, quase toda semana sai e só volta ao amanhecer. Já dormiu muitas vezes fora de casa, vai a prostíbulos, tem problemas com bebidas. Quando volta, diz que “me ama”… mas logo, volta a fazer tudo de novo. Eu já briguei, já fiz as pazes, mas todas as vezes me sinto um lixo. Como devo agir se tenho o Sacramento do Matrimônio?”

A Igreja diz que o Sacramento do Matrimônio é indissolúvel. Se foi válido não pode separar, se não foi válido, se a Igreja o declarou nulo, o casamento não existiu.

No entanto, se o matrimônio foi válido e acontece um adultério consumado, ou seja, a pessoa comete o adultério constantemente. A outra parte tem direito de se separar dela. O Código de Direito Canônico (Cf. cânones §1151-§1155) diz isso que se a pessoa é traída, e outro não muda, não se converte; ela tem o direito de se separar. Não tem o direito de se casar novamente, mas tem o direito de se cpa_mulheres_sofridasseparar.

A separação física não acaba com o casamento, não rompe o vínculo conjugal. É legítima defesa daquela pessoa que está sendo traída. Evidentemente, a Igreja sempre  pede que se tente ao máximo a reconciliação.

Há mulheres que têm uma fé tão robusta que é capaz de carregar uma cruz dessas até o fim e não se separar. Mas aí digo, depende da fé de cada uma. A Igreja como boa mãe diz você tem até o direito de se separa se o casamento está te destruindo, mas não tem o direito de se casar.

Programa Pergunte e Responderemos (12/04/13)

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.