São Pedro de Alcântara - 20 de outubro.

Hoje celebramos a vida e testemunho de São Pedro de Alcântara.

Na Diocese de Petrópolis é comemorado no dia 19 de outubro.

"Aqueles que são de Cristo crucificaram a própria carne com os seus vícios e concupiscências " (Gl 5,24)

Esta Palavra do Senhor se aplica muito bem a São Pedro de Alcântara que lembramos hoje, pois soube vencer o corpo de pecado com base de muita oração e mortificações. Pedro nasceu em Alcântara, na Espanha em 1499.

Menino simples, orante e de bom comportamento, estudou na universidade ainda novo, mas soube igualmente se destacar no cultivo das virtudes cristãs, até que obediente ao Mestre, assim o casto e caridoso jovem entrou para a Ordem de São Francisco, embora seu pai quisesse o Direito, Pedro foi ordenado sacerdote, e tornou-se modelo de perfeição monástica e ocupante de altos cargos, o qual administrou até chegar com vinte anos a superior do convento e mais tarde eleito provincial da Ordem.

Franciscano de espírito e convicção, era sempre de oração e jejum, poucas horas de sono, hábito surrado, grande pregador e companheiro das viagens. Com provincial visitou todos os conventos da sua jurisdição, promovendo uma reforma de acordo com a regra primeira de São Francisco, da qual era testemunho vivo. Conhecido, sem desejar, em toda a Europa, foi conselheiro do imperador Carlos V, e do rei João III, além de amigo dos santos e diretor espiritual de Santa Teresa D'Avila, esta sobre ele atestou depois da morte do Santo: "Pedro viveu e morreu como um santo, e, por sua intercessão, consegui muitas graças de Deus".

Entrou no céu com 63 anos em 1562, após sofrer muito e receber os últimos sinais do amor (Sacramentos), que o santificou e sempre o acompanhou.

 

 

São Pedro de Alcântara...rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.