Santa Edwiges e Santa Margarida Maria Alacoque – 16 de Outubro

SANTA EDWIGES

Hoje podemos verificar o quanto foi rica em santos e santas a Idade Média, por isso celebramos neste dia a liturgia juntamente com Santa Margarida, nos apresenta Santa Edwiges que nasceu na Alemanha em 1174 e tornou-se modelo dos três estados femininos: esposa, celibatária e viúva.

Bem nova Edwiges casou-se com o príncipe da Silésia, Henrique I, tendo com ele seis filhos, os quais educou com muito amor, e com o passar dos anos, convenceu o marido a fazer voto de continência conjugal. Como esposa Edwiges soube ser exemplo e com dedicação conseguiu conciliar os seus deveres com um profundo espírito de oração, penitência e, sobretudo a caridade para com os doentes.

Contam os historiadores que Santa Edwiges guardava para si parte mínima de suas rendas, e todo o resto aplicava para socorrer dos pobres, a quem ajudava com as próprias mãos. Falecido o esposo, retirou-se ao convento onde sua filha Gertrudes era abadessa, e neste mesmo lugar deu largos passos rumo a santificação de si e dos outros. Santa Edwiges faleceu consumida pela penitência dia 15 de outubro de 1243.

  

 

SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE

 

Deus suscitou este luzeiro, ou seja, portadora da luz que é Cristo, num período em que na Igreja penetra as trevas do jansenismo, doutrina que pregava um rigorismo que esfriava o amor de muitos e afastava o povo dos Sacramentos. O nome de Santa Margarida Maria Alacoque está intimamente ligada à fervorosa devoção do Sagrado coração de Jesus. Nasceu na França em 1647, teve infância e adolescência provadas, sofridas. Órfã de pai e educado por irmãs Clarissas, muito nova pegou uma estranha doença que só a deixou depois de fazer o voto a Santíssima Virgem, quanto o seu desejo de entrar para o número de suas filhas religiosas, isto se recuperasse a saúde.

Com a intercessão de Maria, foi curada e pôde ser formada na cultura e religião. Sofreu demais, até que provada e preparada no cadinho da humilhação começou a cultuar o Santíssimo Sacramento do altar, e diante deste Coração Eucarístico, começou a ter "revelações divinas". "Eis aqui o coração que tanto amou os homens, até se esgotar e consumir para testemunhar-lhe seu amor e, em troca, não recebe da maior parte senão ingratidões, friezas e desprezos". As muitas mensagens insistiram num maior amor à Santíssima Eucaristia, à Comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras do mês e à hora santa em reparação da humanidade.

Incompreendida por muitas pessoas, Margarida teve o apoio de um sacerdote, recebeu o reconhecimento do povo que podia agora deixar o medo e mergulhar no amor de Deus. O Papa Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus e o papa Pio XIII recomendou esta devoção que nos leva ao encontro do coração eucarístico de Jesus. Santa Margarida Maria Alacoque morreu em 1690.

 

Santas Edwiges e Margarida Alacoque... Roguem por nós!

 

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.