São Francisco de Assis - 4 de outubro.

Hoje celebramos a vida e testemunho de santidade, de um dos nossos patronos. Homem que mais se assemelhou a Jesus, aqui na terra, Francisco que nasceu em Assis, centro da Itália, em 1182; jovem orgulhoso, vaidoso e rico que se tornou o mais italiano dos santos e mais santo dos italianos. Com 24 anos, renunciou toda a riqueza para desposar à senhora pobreza. A nobreza e riqueza de sua família, portanto também herdeiro, não impediram a reviravolta em sua vida. De rico se fez pobre; de nobre se fez simples. Num momento histórico em que a Igreja não foi ‑se para os abandonados e para uma coerência profética, ele voltou de vida ao evangelho. Sua opção é tão verdadeira que até hoje nos chegam seus frutos pelo amor que o povo lhe tem e pela ação de seus filhos, os Franciscanos. Ele é o santo que agrada não só os cristãos, mas também os não cristãos. Hoje é o tempo em que pode­mos aprender com esse santo, querido e amado por nos.

Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que pedia seu retorno. No início da conversão viveu como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem na igrejinha de São Damião: "vai restaurar minha igreja, que está em ruínas". Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente.

     Na última etapa de sua vida, recebeu no monte Alverne os estigmas de Cristo em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de santa Maria Maior, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais, e assim recitar ao mundo o cântico das criaturas.

     "Altíssimo, Onipotente e Bom Senhor, a ti, Altíssimo, são devidos, só a ti, Altíssimo, são devidos, e homem algum é digno de pronunciar teu nome". Morreu deitado nas humildes cinzas em 3 de outubro de 1226, o Seráfico pai São Francisco de Assis.

 

São Francisco de Assis... Rogai por nós!

 

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.