São Vicente de Paulo - 27 de Setembro

Hoje 27 de setembro a Igreja lembra da vida de São Vicente da Paulo que viveu sob o lema: "Amarás ao Senhor teu Deus te todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito, e amarás ao teu próximo como a ti mesmo".

Se este não foi o seu lema, viveu como se fosse. São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia em 1581. O seu tempo à França era uma potência, porém, convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.

Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, São Vicente de Paulo não ficou de braços cruzados, mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem, foi preso, e com grande humildade viveu na escravidão até converter seu patrão, e conseguiu depois de dois anos, sua liberdade.

A partir desse embate com o real, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a congregação da missão (Lazarista), e unido à Santa Luisa Marilac, edificou as irmãs de caridade vicentinas.

 Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu em 27 de setembro de 1660, com 79 anos.

 

São Vicente de Paulo...rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.