Religião vista como cigarro: prejudicial à saúde da sociedade. Será?

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

O laicismo já não considera que é preciso perseguir a religião nem acredita que ela seja o ópio do povo, mas sim uma espécie de cigarro, supostamente prejudicial à saúde da sociedade: “Fume pouco e na sua casa”.

Esta foi a explicação dada por Andrés Ollero, magistrado do Tribunal Constitucional Espanhol, em uma entrevista publicada originalmente pelo jornal da arquidiocese de Madri, Alfa y Omega.

Ollero diferencia uma laicidade positiva, que considera a religião como algo positivo na vida social, e uma laicidade negativa, que separa os poderes públicos de qualquer elemento religioso.

“Sem as contribuições das confissões religiosas, a vida social e a democracia se empobrecem”, afirma o magistrado, que recorda que tal postura é defendida por grandes autores da filosofia política internacional, como John Rawls e Jürgen Habermas.

O laicismo, segundo Ollero, “acaba sendo uma confissão religiosa: somente quando se considera que o público é algo sagrado, entende-se que a existência de uma capela em uma universidade pública seja uma profanação”.

O magistrado do Tribunal Constitucional se refere a “uma atitude laicista que obriga a esconder o religioso, que não considera mais a religião como o ópio do povo ou que deva ser perseguida, mas sim a considera como ‘o tabaco’ do povo – fume pouco e na sua casa”.

E continua: “Isso empobrece a vida democrática, sobretudo em um momento – e isso é dito claramente por Habermas – em que precisamente no âmbito público faltam razões, se raciocina muito pouco”.

“Habermas, por exemplo, que se preocupa com os elementos relacionados à biotecnologia, eugenia, bioética para nos entender, está convencido de que, de Wall Street, não virão os elementos éticos necessários.”

E conclui: “Ainda sendo agnóstico, ele tem esperança de que as religiões ofereçam razões que permitam superar problemas tão graves em defesa da vida humana”.

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2020

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.