Santa Rosália - 4 de setembro.

Hoje celebramos a vida de uma mulher que nasceu em Palermo, viveu por alguns anos na corte da rainha Margarida, esposa do rei Guilherme I da Sicília (1154 - 1156). Rosália estabeleceu sua morada no monte Pellegrino, que obteve como presente da rainha. Escolheu este lugar, como lugar de retiro, pela áspera solidão que ofereciam seus penhascos rochosos, inclinando sobre o mar azul.

Levou uma vida de penitência, sendo enterrada nesse local, provavelmente depois de haver procurado outros lugares ainda mais escondidos das distrações do mundo, seguindo os exemplos dos antigos anacoretas.

A 15 de julho, foi encontrado os restos mortais de Santa Rosália, mas os ossos, recolhidos em uma gruta escavada entre as rochas, não traziam inscrição. O arcebispo de Palermo, Giannetino Doria, constituiu uma comissão de peritos, composta de médicos e teólogos, que a 11 de fevereiro de 1625 se pronunciou pela autenticidade das relíquias. Isso reacendeu a devoção popular, inseriu o nome da santa no Martirológio Romano a 15 de julho e a 4 de setembro.

A 25 de agosto de 1624, quarenta dias após a descoberta dos ossos, dois pedreiros, enquanto executavam trabalhos junto ao convento dos dominicanos, de Santo Estêvão de Quisquina, acharam numa gruta uma inscrição latina, muito rudimentar, que dizia: "Eu, Rosália Sinibaldi, filha das rosas do Senhor, pelo amor de meu Senhor Jesus Cristo, decidi morar nesta gruta de Quisquina."Isso confirma as tradições orais, recolhidas pelo próprio Gaietani.

 

Santa Rosália... Rogai por nós!

 

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.