Para o cristão cruz não é uma opção

Quando Jesus começa a falar abertamente do destino que o espera em Jerusalém, isto é, que terá de sofrer muito e ser assassinado para depois ressuscitar, Pedro protesta, dizendo: «Longe de ti, Senhor! De forma alguma te acontecerá isso!» (Mt 16,22). É evidente que o Mestre e o discípulo seguem duas maneiras opostas de pensar.

 Pedro, segundo a lógica humana, está convencido de que Deus não permitira nunca a seu Filho terminar sua missão morrendo na cruz. Jesus, pelo contrário, sabe que o Pai, por causa do imenso amor pelos homens, o enviou para dar a vida por eles e que, se isto implica a paixão e a cruz, é justo que aconteça assim. Por outro lado, ele sabe também que a última palavra será a ressurreição. O protesto de Pedro, apesar de ter sido pronunciado com boa fé e por amor sincero ao Mestre, soa a Jesus como uma tentação, um convite a salvar a si mesmo, enquanto que, só se perder sua vida, a receberá nova e eterna por todos nós.

Se para nos salvar o Filho de Deus teve de sofrer e morrer crucificado, isso não é um desígnio cruel do Pai celestial. A causa é a gravidade da enfermidade da qual tinha que nos curar: um mal tão sério e mortal que exige todo seu sangue.

 

De fato, com sua morte e ressurreição, Jesus derrotou o pecado e a morte, restabelecendo o senhorio de Deus. Mas a luta não terminou: o mal existe e resiste em toda geração, também em nossos dias. Por acaso os horrores da guerra, da violência contra os inocentes, da miséria e da injustiça que se abatem contra os fracos, não são a oposição do mal ao Reino de Deus? E como responder a tanta maldade senão com a força desarmada do amor que vence o ódio, da vida que não tem medo da morte? É a mesma força misteriosa que Jesus utilizou, ao custo de ser incompreendido e abandonado por muitos dos seus.

Queridos irmãos e irmãs: para levar a pleno cumprimento a obra de salvação, o Redentor segue associando a si e a sua missão homens e mulheres dispostos a tomar a cruz e a segui-lo. Como aconteceu com Cristo, também para os cristãos carregar a cruz não é opcional, mas uma missão que se tem de abraçar por amor. Em nosso mundo atual, no qual parecem dominar as forças que dividem e destróem, Cristo não deixa de propor a todos seu convite claro: quem quiser ser meu discípulo, negue seu egoísmo e leve comigo a cruz. Invoquemos a ajuda da Virgem santa, que seguiu Jesus pelo caminho da cruz em primeiro lugar e até o fim. Que ela nos ajude a seguir com decisão o Senhor para experimentar já desde agora, apesar da provação, a glória da ressurreição.

Papa Bento XVI
 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.