22 de fevereiro - Festa da Cátedra de São Pedro

Hoje na Igreja comemoramos a Festa da Cátedra de São Pedro. Cátedra de Pedro ou Cadeira de São Pedro (Cathedra Petri em latim).

Uma relíquia, conservada na Basílica de São Pedro no Vaticano em Roma, Itália, dentro de um compartimento de bronze, dourado, projetado e construído por Gian Lorenzo Bernini entre 1647 e 1653.

É bom lembrar que a Sé Episcopal seja na Basílica de São João de Latrão, a catedral de todas as catedrais, a cátedra com toda a sua riqueza, todo seu simbolismo se encontra na Basílica de São Pedro.

A cadeira de um bispo ou outra autoridade religiosa, especialmente se dentro de uma catedral, é chamada cátedra (cathedra do latim) e esta concretamente é a que está na Basílica de São Pedro e que tem sido utilizada pelos papas como trono para o seu exercício de autoridade máxima e ex cathedra.

A autoridade do Papa está fundamentada na Sagrada Escritura, no Evangelho de São Mateus no capítulo 16, 13-19 - "E vós, quem dizei que eu sou?" São Pedro, em nome dos apóstolos, afirmou: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está no céus, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra serás ligado no céu e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus".

Em virtude do acima, podemos concluir que Jesus Cristo é o fundador e o fundamento, pois foi Ele quem escolheu São Pedro como o primeiro Papa da Igreja e o capacitou pelo Espírito Santo com o carisma chamado da infalibilidade. Carisma este que é próprio da Igreja porque a Igreja é infalível, uma vez que a alma da Igreja é o Espírito Santo.

 A Igreja é infalível em matéria de fé e de moral, portanto se a Igreja é infalível o Papa também,  pois esse é atreves desse carisma da infalibilidade que ensina a verdade fundamentada na Sagrada Escritura, na Sagrada Tradição e a serviço como Pastor e Mestre.

Assim como a Igreja, o Papa está a serviço da Verdade, por isso, é venerado e reconhecido  o valor da Cátedra de São Pedro.

É preciso observar que a diferença, entre autoritarismo, é autoridade, e neste caso está autoridade vem do Alto, a partir de Jesus Cristo, quando Ele mesmo diz: “Tu é Pedro e sobre ti edificarei a minha Igreja”.

Nós olhamos para Cristo, para a Sagrada Escritura, para São Pedro, para este Pastor e Mestre universal da Igreja, então temos a segurança que Deus quer nos da para alcançarmos a Salvação e espalharmos a Salvação. 

 


São Pedro, rogai por nós!

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.