O uso das velas e da cruz do Altar

 


Estas fotos, mostram como deve ser preparado o altar para Missa Solene com o bispo. Principalmente nas ordenações, crismas e solenidades da diocese. Vejamos também a colocação da cruz do altar.
 
 
 
As velas também podem ser colocadas ao redor do altar. Adicionar imagem

“Haja também sobre o altar ou perto dele uma cruz com a imagem do Cristo crucificado que seja bem visível para o povo reunido. Convém que tal cruz que serve para recordar aos fiéis a paixão salutar do Senhor, permaneça junto ao altar também fora das celebrações litúrgicas.” (IGMR, 308)

OBS: Nunca o altar deve se apresentar só com 1 vela acessa! Os seguidores da Teologia da Libertação gostam de usar só 1 vela acessa, o que é proibido pelo Missal Romano de Paulo VI.
 


O altar seja coberto ao menos com uma toalha de cor branca. Sobre ele ou ao seu redor, coloquem-se, em qualquer celebração, ao menos dois castiçais com velas acesas, ou então quatro ou seis, sobretudo quando se trata de Missa dominical ou festiva de preceito, ou quando celebrar o Bispo diocesano coloca-se sete(...).
(Cf. IGMR 117)


A CRUZ DO ALTAR:

“(...)Haja também sobre (= pela superfície de (o)) o altar ou em torno dele(= ao lado), uma cruz com a imagem do Cristo crucificado.(...)”(IGMR ,117)
Devemos lembrar aos senhores cerimoniarios e sacerdotes que é obrigatorio o uso do crucifixo que fica de frente para os fiéis durante e depois da missa. Além do crucifixo que fica sobre ou junto ao altar, que tradicionalmente fica no meio do altar e o crucificado virado para o celebrante. Onde se tem a opção também de colocar a cruz processional junto ao altar.

 
Vejamos:

 
“É de louvar que a cruz processional fique erguida junto do altar, de modo a ser a própria cruz do altar, aliás, será retirada. (Cerimonial dos Bispos, 129)

“A cruz, ornada com a imagem do Cristo crucificado trazida eventualmente na procissão, pode ser colocada junto ao altar, de modo que se torna a cruz do altar, que deve ser uma só; caso contrário, ela será guardada em lugar adequado; os castiçais são colocados sobre o altar ou junto dele; o Evangeliário seja colocado sobre o altar”. (cf. IGMR 122)

 

Retirado de: Dominusvobis.blogspot.com.br

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2019

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.