Domingo - Batismo do Senhor – Ano C - 13 de janeiro de 2019

TEXTO BÍBLICO: Evangelho de São Lucas 3, 15-16. 21-22

Naquele tempo, como o povo estivesse na expectativa, e como todos perguntassem em seus corações se talvez João fosse o Cristo, ele tomou a palavra dizendo a todos: Eu batizo vocês com água, mas eis que vem outro mais forte que eu, a quem nem sou digno de desatar a correia de sua sandália... Ele vai batizar vocês no Espírito Santo.... Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando Ele a orar, o céu de abriu. O Espírito Santo desceu sobre Ele em forma visível com uma pomba. E veio do céu uma voz: Tu és meu filho querido, em ti ponho todo a meu amor.

Outros textos para comparar: Mt 3, 13-17; Mc 1,4-5.9-11; Jo 1, 29-34.

Os quatro evangelistas apresentam no início de seu evangelho a figura de João, batizando no Rio Jordão. Vinha gente de toda a parte. João impressionava por sua maneira de viver e falar, suas chamadas sobre a vida de cada um pedindo conversão e mudança de vida. Como os que o ouviam sentiam nele uma força poderosa como a de um profeta, pensavam que ele deveria ser o Messias esperado. João responde afirmando não o ser mas afirma que ele já estava para chegar. E que seria grande. João não se sentia digno nem de, como um escravo, desatar as correias das sandálias dele. Aparece então Jesus e pede para ser batizado. Saindo Jesus da água, Deus Pai se manifesta por meio de uma voz que vem do céu e afirma que Jesus é seu filho querido e muito amado.

* Quem é que se apresenta diante do povo, onde, e o que anunciava?

* Como era a maneira de falar dele e o que propunha ao povo?

* Que é que o povo pensava dele e por quê?

* Qual foi a resposta de João diante do que o povo pensava ser ele?

* Quem aparece para ser batizado? O que aconteceu então? Quem falou e donde veio a voz? Que imagem apareceu em cima de Jesus e o que significava?

1 – MEDITAÇÃO:

* Qual o sentido do batismo de João? Que sentido tem também para mim?

* Que atitude tenho diante de minhas faltas e pecados? Que decido?

* Que penso da maneira como Cristo iniciou sua vida pública?

* Que lições me dão João Batista com suas atitudes?

* Que sentido tem a voz dos céus? Quem fala? Por que?

* Por que o Espírito Santo se apresenta em forma de pomba? Que sentido tem para a missão de Jesus a presença do Espírito Santo?

2 – ORAÇÃO:

Diante do que ouvimos sobre esta manifestação pública do início do trabalho apostólico de Cristo, façamos nossas orações: que diremos ao Senhor sobre João? Vamos dirigir-nos a Deus para agradecer-lhe por nos ter enviado seu próprio Filho muito amado! Abramos nossa mente e coração para sentir de perto as inspirações do Espírito Santo sobre todo este momento do Batismo de Jesus. Agradeçamos o nosso Batismo.

3 – CONTEMPLAÇÃO:

Em silêncio interior e sem palavras, imaginemos o que Deus Pai quer dizer para nós... O que significou para minha vida ser batizado na Igreja Católica... Lembrar diante de Deus fatos bons, marcantes em minha vida, em minha família católica...   Caminhar em espírito com Jesus valorizando as graças de todos os sacramentos recebidos em minha vida por meio de tudo o que conquistou para mim com sua vida

4 – AÇÃO:

Propostas pessoais:

* Para mim hoje, a Palavra dos céus está perto: na Bíblia. Quero ouvir todo o dia esta voz do céu e a aplicar às situações da minha vida.

* Como Jesus e os santos quero ouvir quando Deus me falar?

* Com Jesus cada dia procurarei descobrir a vontade de Deus e segui-la.

Propostas Comunitárias:

* Tentar me encontrar com pessoas que me ajudaram em minha fé.

* Vou ajudar na paróquia na preparação das pessoas para o batismo de seus filhos.

* Ver o que posso fazer para ajudar os catequistas na preparação das pessoas para a Primeira Comunhão.

 

Fonte – Diocese de Petrópolis

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.