Santo Henrique e Cunegunde - 13 de Julho

Hoje celebramos a memória a vida de dois santos, um casal

A Idade Média é acusada por muitos, como um tempo de trevas da história, e não tem como não pensar isto se não abrimos os olhos e olhamos para o alto, pois só neste lugar é que se encontram as luzes deste período, ou seja, os inúmeros Santos e Santas. Henrique e sua esposa Cunegundes são parte deste "ilustre tempo", pois viveram uma perfeita harmonia de afetos, projetos e ideais de santidade.

Henrique, filho de duque, nasceu num castelo na Alemanha em 973, de uma família santa, a princípio foi educado por cônegos e mais tarde pelo bispo de Ratisbona; assim teve uma especial formação cristã.

     Conta-se que espiritualmente ele preparou-se intensamente para assumir o trono da Alemanha, mas isto sem saber, pois ainda jovem sonhara com estas breves palavras: "Entre seis"; que ele interpretou primeiramente que teria seis dias antes de morrer, mas como não aconteceu preparou-se em vista de seis meses e em seguida seis anos, até que por Providência assumir o reinado.

No caso deste homem dizer que "por trás de um grande homem está uma grande mulher", se confirmou pois casou-se com Cunegundes, princesa de Luxemburgo. Era uma mulher virtuosa com inúmeros dons a ponto ajudar por vinte sete anos seu esposo na organização do império e implantação do Reino de Deus. Com a morte de Henrique II e seu reconhecimento de santidade, Cunegundes foi morar num mosteiro, onde cortou o cabelo, vestiu hábito pobre e passou a obedecer suas superioras até ir ao encontro de Henrique no Céu, isto quando tinha 61anos. Ambos morreram sob a coroa de Sacro Romano no Império terrestre e a coroa da glória no Império Celeste.

 

Santo Henrique II e Santa Cunegundes... Roguem por nós!  

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.