São Cirilo de Alexandria - 27 de Junho

    Hoje celebramos a vida de um Santo que antes de ser ordenado Bispo, foi formado e ordenado com a ajuda do tio e Bispo de Alexandria. Escolhido pelo Espírito Santo - foi ordenado e recebeu como missão, ser Bispo e Patriarca de Alexandria no Egito, que exerceu ,em meio as calúnias até entrar no Céu em 444. 

    A Igreja responsável e anunciadora da verdade, sempre tentada as mentiras das heresias, como o Arianismo que defendia ser Jesus Cristo a primeira e mais especial criatura, mas não Deus. No tempo do santo de hoje, surgiu por meio do monge Nestório de Antioquia, a grande heresia do Nestorianismo, que defendia ser Jesus uma pessoa e Cristo outra, mas isto num só ser, ou seja, duas pessoas e duas naturezas.
    São Cirilo, como outros Teólogos, levantou-se contra este veneno do Nestorianismo que acabava invalidando o Mistério da Encarnação e negando a maternidade divina de Maria. Com o uso meios pacíficos São Cirilo convidou Nestório renunciar suas as desviadas convicções e professar a Doutrina que não é nova, mas é a crença de todos os Padres da Igreja. Diante da resposta revoltosa e violenta de Nestório, São Cirilo movimentou-se com o Papa e desta forma aconteceu o Concílio Ecumênico de Éfeso 431, o qual condenou o Nestorianimo e reconheceu que Maria é Mãe de Deus.

 

São Cirilo de Alexandria... Rogai por nós!

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.