Nascimento de João Batista - 24 de Junho

Hoje com muita alegria a Igreja Universal solenemente celebra o nascimento de São João Batista que ao lado da Virgem Maria são os únicos em que a Liturgia lembra o natal. São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo seu primo, e foi um anjo quem revelou o seu nome ao pai Zacarias, que a tempos rezava com Elisabete para terem um filho.

Estudiosos mostram que possivelmente depois de idade suficiente, João teria participado da vida monásticas de uma comunidade rigorista que na beira do Jordão ou Mar Morto viviam em profunda penitência e oração, disto compreendemos o texto de Mateus: "João usava um traje de pêlo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre".

O que tornou João importante para a história do Cristianismo é que além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho através de suas pregações que chamavam a mudança de vida e batismo de penitência ( por isto Batista), pois "Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo"( Mt 3, 11). Os Evangelhos nos revelam a inauguração da Missão Salvífica de Jesus, a partir do batismo recebido pelas mão do precursor João e manifestação da Trindade.

São João ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Cristo aparecesse. Grande anunciador e denunciador São João Batista que foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, foi morto devido o ódio de Herodíades, mas morreu na santidade e reconhecimento do próprio Cristo: "Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista" ( Mt 11, 11).

 

São João Batista...rogai por nós!

  

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.