9 de Junho - São José de Anchieta

Hoje com muita alegria celebramos a memória do apóstolo do Brasil que nasceu no dia 19  de março de 1534 em São Cristóvão da Laguna, no Tenerife, ilhas Canárias. Por ter nascido no dia de São José, recebeu seu nome, uma vez que sua família era muito religiosa. Eles enviaram seus filhos maiores para estudarem em Portugal, entre eles o nosso santo.

Aconteceu que José com aproximadamente 17 anos entrou para a Companhia de Jesus, os Jesuítas, onde com sua inteligência e memória incomuns se somaram as virtudes e dons de Deus, que fizeram dele um noviço exemplar. Ao ficar debilitado na saúde foi-lhe providencialmente oferecido um viagem para o nosso Brasil. Mas do que buscar saúde José de Anchieta descobriu que aqui era terra de quem busca Almas para o Senhor, e isto ele encontrou principalmente na pessoa dos indígenas.

Chegou no Brasil em 1553, quando tinha 19 anos e pode participar de grandes acontecimentos como a primeira missa celebrada pelo Padre Manuel da Nóbrega ocorrida na festa da conversão de São Paulo, e que lançou a pedra da atual Megalópoles. Deu aula; aprendeu a língua indígena Tupi; enfrentou ser refém da feroz tribo dos Tamoios; escreveu o maior poema em louvor a Nossa Senhora na areia e depois com a pena; isto tudo depois de ter sido ordenado Sacerdote em Salvador, Bahia. Anchieta passou seu últimos anos de vida no Estado do Espírito Santo, onde adoeceu e morreu com 63 anos, em 1597 com a certeza de ir para o Céu juntamente com muitos outros brasileiros evangelizados por ele.

 

 

 

São José de Anchieta... Rogai por nós

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.