SOLENIDADE DE PENTECOSTES

Hoje solenidade de Pentecostes, que é celebrada, após 50 dias da Páscoa. Esta solenidade nos faz relembrar e reviver a descida do Espírito Santo sobre os discípulos que estavam reunidos com Maria no cenáculo. Hoje nós também fazemos à mesma experiência, pois o Espírito Santo desceu sobre nós e nos congregou na mesma fé e numa só família. 

A promessa do Espírito, já anunciada pelos profetas da Primeira Aliança: “aspergirei sobre vós água pura e ficareis purificados; de todas as vossas imundícies e de todas as idolatrias, eu vos purificarei. Dar-vos-ei um coração novo e porei em vosso peito um Espírito novo. Tirarei de vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Infundir-vos-ei meu espírito e farei que procedais segundo meus preceitos, observeis e ponhais em prática meus mandamentos”. (Ez 6, 25-27).

Essa promessa foi cumprida plenamente pela fidelidade divina no dia glorioso de Pentecostes.

Vemos no capítulo 7 do evangelho de São João: “No último dia, que é o mais solene da festa, Jesus dizia, de pé em voz alta: ‘Se alguém tiver sede, venha a mim, e beba aquele que crer em mim; como diz a Escritura: do seio correrão rios de água viva’. Disse isto referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que acreditassem Nele”. (cf. Jo 7,37-39).

Em Pentecostes, após a descida do Espírito Santo – conforme narra o livro dos Atos dos Apóstolos: “Quando o dia de Pentecostes estava para terminar todos estavam juntos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como de vento impetuoso, e encheu toda a casa onde se encontravam. Apareceram-lhes línguas de fogo que se dividiam e pousavam sobre cada um deles; e todos ficaram cheios do Espírito Santo”. (At 2,1-4) Em seguida os apóstolos e discípulos de Jesus tiveram a coragem de empreender a maior aventura espiritual da história, levar a “feliz notícia” a todos os povos: Jesus crucificado pela salvação de todos ressuscitou!

 

O Espírito Santo faz uma obra nova, nos faz viver uma vida nova, transforma a nossa realidade, apesar da luta, pois pelejamos contra a carne, entendida como egoísmo, tristeza e todo o tipo de maldade. Precisamente por sermos pecadores, precisamos fixar os nossos no Senhor Jesus, que foi traspassado para nossa cura total: ”Contemplaremos aquele que traspassaram” (Jo 18, 7) e então sentiremos verter em nós, de seu lado vazado, o poder redentor de se Espírito. 

Quando o Espírito Santo se apossa de nós para levar-nos a descobrir o senhorio de Jesus, ele efetua – já o sabemos – em nós algo profundo: transforma nossa vida carnal, nos renova, para que não sejam tão-somente nossos lábios que digam “Jesus é Senhor”. Ao nos dar um coração novo, uma capacidade e força interiores        

 

 

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.