São Pascoal Bailão - 17 de maio

Hoje celebramos o testemunho de santidade de vida de um homem que foi declarado protetor dos Congressos Eucarísticos. São Pascoal de família pobre e rica na fé, recebeu muito trabalho e motivação para uma vida virtuosa. Nasceu no dia 16 de março de 1540 em Torre Hermosa, Espanha. 

Ao sair de casa aos 24 anos foi resolver com o Senhor sua vocação que o tendia para a família franciscana; de início pediram-lhe provas de empenho, depois o acolheram. Ingressou no convento franciscano descalços, em Valença. Buscando viver o rigor da letra e do espírito, São Pascoal com sua simplicidade de vida estudou teologia, mas "doutorou-se" na graça e caridade para com os pobres, isto podia fazer como irmão leigo foi porteiro no convento, cozinheiro, responsável pelos bens da comunidade e pela distribuição de esmolas  .

A certa altura de sua vida religiosa, foi incumbido de levar cartas da Espanha para França, o que fez descalço e vestido com hábito franciscano o que se tornou uma provação, já que povos violentos, calvinistas o ameaçavam, pois, odiavam os padres, religiosos e monges. A força e o segredo de sua espiritualidade era o amor ao Santíssimo Sacramento, o qual passava horas, e noites em adoração, desta forma lutou São Pascoal Bailão até o fim contra todo o Mal, e venceu, pois morreu em Villareal em 17 de maio 1592 no domingo de Pentecostes, com 52 anos.

Considerado um dos primeiros  teólogos da Eucaristia, não somente como virtude das disputas com os calvinistas, mas também pelos tratados que escreveu sobre esse assunto. Sua espiritualidade tinha cunho essencialmente eucarístico. O Papa Leão XIII proclamou-o patrono dos congressos eucarísticos internacionais.    

 

São Pascoal Bailão...Rogai por nós!

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.