Santa Maria Bertilla Boscardin 11 de Maio

 

Hoje lembramos a vida e o testemunho de santidade de Santa Maria Bertilla Boscardin que nasceu no dia de outubro de 1888 em Vicenza na Itália, numa família de camponeses. Foi batizado com o nome de Ana Francisca. Como jovem serviu a Igreja como catequista de crianças.

Sentindo ser chamada por Deus aos dezessete anos entrou para a Congregação das Irmãs Dorotéias dos Sagrados Corações adotando o nome de Maria Bertilla. Na sua comunidade ocupou trabalhos de limpeza, lavanderia, cozinha e outros que foram instrumentos de santidade para si e para outros, já que assumiu tudo com amor.

Formada em enfermagem pôde colocar em ação sua caridade, uma vez que teve de enfrentar a Primeira Guerra Mundial.

Transferida para perto de Milão Santa Maria voltou para seus trabalhos em Vêneto onde viveu para os outros e glorificando a Deus, até pegar uma doença.

Porém seu mal se agravou e, aos trinta e quatro anos, sofreu uma segunda cirurgia, mas não resistiu e morreu, no dia 20 de outubro de 1922, no hospital de Treviso.

Foi beatificada a pelo papa Pio XII, em 1952, quando ele disse: É uma humilde camponesa”.

O papa João XXIII canonizou-a em 1961. O culto em sua homenagem ocorre no dia de sua morte. Junto à sua sepultura, na Casa-mãe da Congregação em Vicenza, há sempre alguém rezando porque precisa da santa enfermeira para tratar de males diversos, e a ajuda, pela graça de Deus, sempre chega.

 

Santa Maria Bertilla Boscardin...rogai por nós!

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.