Santa Ema 19 de Abril

Hoje celebramos a vida e o testemunho de Santa Ema de Saxônica que pertenceu a uma nobre família cristã que teve também como forte sinal do Amor de Deus a santidade. Era irmã de São Meginverco, bispo de Paderborn.
Muito nova, foi dada como esposa ao conde Ludgero que a deixou viúva poucos anos depois do casamento. A história narra que viveu mais 40 anos após a morte do marido; recusou novas núpcias, embora, e com muitos pretendentes livremente decidiu consagrar sua viuvez inteiramente ao Senhor, para assim viver a Palavra. Com a opção pelos pobres, por amor ao Reino, santa Ema possuía muitos bens materiais, passou a aplicar tudo e ordenadamente para o serviço dos mais carentes.
O apostolo São Tiago escreveu: ‘‘A religião pura e sem mácula aos olhos de Deus é visitar os órfãos e as viúvas em suas aflições e conservar-se puro da corrupção deste mundo’’ (1,27). 
A escolha de Ema não foi fuga perante as responsabilidades familiares, mas uma opção em favor de um serviço mais amplo aos necessitados, em nome de Cristo, que por primeiro nos deixou o exemplo de dar sua vida pela salvação dos homens. Aliás, o apóstolo São Paulo louva a opção das viúvas em dedicar-se unicamente ao Senhor e ao serviço da comunidade eclesial, de tal modo que, nos primeiros séculos do Cristianismo, existia uma espécie de confraria de viúvas que desenvolvia verdadeira diaconia na Igreja. 
Sem filhos naturais, foi mãe espiritual de uma multidão de pessoas. Viveu até em 1040 ganhou o Céu, como prêmio de quem soube rejeitar as propostas do Tentador e viver o não ao pecado.
 

Santa Ema, rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.