Santo Estanislau - 11 de Abril

Hoje celebramos a vida de Santo Estanislau que nasceu em 1030 na diocese de Cracóvia, em Szczepanowa, filho de pais pobres, pouco tempo depois do Cristianismo ter entrado na Polônia. Santo Estanislau se ligou como sacerdote da Igreja de Cracóvia.
Concluindo os primeiros estudos com os beneditinos de Cracóvia, aperfeiçoou-os na Bélgica, na célebre escola de Liège. Voltando a sua pátria, distingui-se pelo zelo pastoral e pelas benéficas iniciativas realizadas com caridade e inteligência.
O lugar geográfico da Polônia era causa de muitos transtornos internos e externos, porém nada se comparava ao rei da Polônia Boleslau II que era guerreiro, cruel, devasso e opressor. Morto o bispo de Cracóvia, o papa Alexandre II nomeou-o para o alto cargo. A sua designação foi, além do povo e do clero, acalentada pelo próprio Boleslau II, que nos primeiros anos, consentiu na obra de evangelização em toda a região e na formação do clero local, secular, que devia ocupar progressivamente o lugar dos monges beneditinos na administração da Igreja polonesa.
Estanislau é amado por toda Polônia como um Santo que profundamente amou os probres, evangelizou e morreu mártir. Em 1079 o rei Boleslau num ato de loucura atingiu com uma punhal Estanislau, tombando-o mártir durante a Santa Missa, lugar onde o Santo uniu seu sacrifício ao do Cristo. 
 

Santo Estanislau...rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.