Uma gota de água no cálice com vinho: Por quê?

Você sabe porque se mistura água no cálice com vinho? É para deixar o vinho mais fraco? É para alterar o seu sabor? É porque o sacerdote gosta de água? Não é por nenhum deste motivos.

Observe que antes do início da Santa Missa as duas "jarrinhas" (galhetas - recipientes onde se colocam a água e o vinho para serem usados na Celebração Eucarística). se encontram cheias: uma com vinho (vinho especial, com a sua fermentação própria, natural, sem industrialização) e a outra com água.

Durante a Missa a água vai ter três finalidades: um pouquinho (ou uma gota) será misturada no vinho,  após este ter sido colocado no cálice, durante o ofertõrio, antes da consagração. Mais adiante, durante a Missa, mais um pouco de água servirá para lavar as mãos do sacerdote (no sentido espiritual de purificá-lo e de purificar toda a assembléia de suas faltas pessoais) e o restante será usado, no final da Celebração, após a comunhão, para "limpeza" do cálice e as âmbulas (cálices com tampa contendo Hóstias), a fim de que fique garantido de que nenhuma partícula do Corpo e Sangue do Senhor ficará desperdiçada, já que as Sagradas Espécies merecem todo o nosso respeito, amor e adoração.

Note que a uma determinada altura do ofertório, o padre colocar o vinho no cálice e logo em seguida um pouquinho de água também. Trata-se da nossa participação na vida divina.

O nosso querido Papa João Paulo II já dizia em uma de suas homilias: "Eis que a água, nossa bebida mais comum, ganha pela ação de Cristo um novo caráter: torna-se vinho, portanto uma bebida, de certa forma, mais valiosa. O sentido deste símbolo – da água e do vinho – encontra a sua expressão na Santa Missa. Durante o Ofertório, unindo um pouco de água ao vinho, pedimos a Deus através de Cristo participar da sua vida no Sacrifício Eucarístico."  Assim, nós e toda a natureza humana passa a fazer parte do Sacrifício do Senhor, sendo convidada a "diluir-se" na divindade de Jesus Cristo.

A pequena parte de água (representando nossa condição de seres humanos, pequenos e pecadores) é misturada na grande parte de vinho (representando a a grandeza de Deus). A água se mistura ao vinho adquirindo a suas característica. Portanto, toda a humanidade é transformada pelo Sacrifício de Cristo, unindo-se a Ele, através da participando em Seu Santo Sacrifício.

Fonte: www.cantodapaz.com.br

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2019

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.