Coração de Sião - Março de 2012

Queridos Amigos, Associados e Benfeitores de Sião,

ONDE ESTÁ A BELEZA?

A beleza está no coração daqueles que encontraram a Deus, pois é Dele que procede toda a beleza. “As criaturas, todas elas, trazem em si certa semelhança com Deus, muito particularmente o homem criado à imagem e à semelhança de Deus. Por isso as múltiplas perfeições das criaturas (sua verdade, bondade e beleza) refletem a perfeição infinita de Deus. Em razão disso podemos falar de Deus a partir das perfeições de suas criaturas, "pois a grandeza e a beleza das criaturas fazem, por analogia, contemplar seu Autor" (Sb 13,5). (Catecismo da Igreja Católica 41).

Não podemos nos deixar enganar, nem corromper, pelos critérios do mundo, que nos escravizam e são contrários aos de Deus.

Madre Teresa de Calcutá se referindo a beleza segundo os critérios do mundo nos fala: "Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba, não ame por admiração, pois um dia posso me decepcionar. Ame apenas, pois o tempo nunca poderá apagar um amor sem explicação.”

O mundo ao se referir à beleza humana, observa inúmeros fatores que normalmente não se aplicam a objetos ou eventos. A beleza, no mundo, é um conceito social, e frequentemente é resultado da interseção de diversos fatores biológicos, sociais, climáticos, ambientais e históricos. Há alguns anos atrás, aconteceu uma massificação do corpo esbelto, induzindo muitas mulheres à anorexia. Em nossos tempos, tenta-se desmontar o conceito através de normas que variam de país para país. No Brasil existe até lei, em vigor, que regulamenta o peso mínimo das modelos com relação a padrões corporais.

Outro critério utilizado para definir a beleza humana é a simetria. Recentes pesquisas demonstraram que rostos simétricos tendem a ser considerados mais belos que os assimétricos.

Além disso mescla-se ao conceito de beleza corporal humana, a sexualidade, quando a referência é o corpo físico (e não a beleza interior). Nesse caso, a presença de caracteres sexuais secundários mais marcantes elevam o nível de beleza da pessoa que os possui.

Agora, onde está à beleza interior, aquela que vem do Criador? Será que hoje alguém pensa que para o exterior do ser humano ser belo, é preciso que haja saúde, beleza, harmonia, paz, felicidade em seu interior?

Então é preciso que o homem, com sua abertura à verdade e à beleza, com seu senso do bem moral, com sua liberdade e a voz de sua consciência, com sua aspiração ao infinito e à felicidade, se interrogue sobre a existência de Deus. Mediante tudo isso perceba sinais de sua alma espiritual. Como "semente de eternidade que leva dentro de si, irredutível à só matéria" sua alma não pode ter origem senão em Deus. (Catecismo da Igreja Católica 33)


INTENÇÕES DO MÊS

Unidos a Igreja e como membros desta, neste tempo de Quaresma, coloquemos como intenção o tema da Campanha da Fraternidade deste ano que é a saúde pública.

Precisamos com esta intenção ter consciência, que a saúde é um direito fundamental que não deve e não pode ser negado a ninguém, já que é desejo de Deus a saúde para todos os seus filhos e filhas.  

Então, com coragem e comprometimento intercedamos junto a Deus nestes tempos de incertezas, para que Ele que é fonte de toda a Vida e Saúde nos ajude a encontrarmos respostas e soluções, que resolvam os problemas da saúde pública em nosso Brasil.    

É este o tempo propício para pedir ao Senhor a libertação de todo o sistema de saúde, para que através de seus gestores, cumpra o seu compromisso para com aqueles que sofrem hoje, seja nas filas ou aguardando atendimento, nos hospitais e em todas as situações que envolvam a saúde humana.    

Que a Graça de Deus e Sua Alegria possam ser plenas em cada ser humano!

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS

Unidos à Igreja façamos a oração da Campanha da Fraternidade: “Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra”. Amém.

Rezemos também de forma pessoal na intenção de todos os enfermos de sua família e de sua comunidade, confiando-os ao Senhor que é o Médico dos médicos!

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Teu!

1 Pai Nosso; 1Ave Maria; 1Glória. 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2020

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.