30 de Março - São João Clímaco

Hoje lembramos a história de um santo que está intimamente ligada com o Monte Sinai que encontramos citado na Bíblia, isto por que São João Clímaco foi um dos inúmeros homens que buscaram nos mosteiros do Monte Sinai, o ideal da Santidade. O seu biógrafo, monge Daniel do mosteiro de Raithu a sudoeste do Sinai, escreve que João nasceu na Palestina em 579, e recebeu dos pais ótima formação literária e cristã.
O seu sobrenome deriva do célebre tratado de ascética escrito por ele sobre o convite do abade do mosteiro de Raithu, “A escada do Paraíso”.   
São João Clímaco para começar a rica experiência renunciou livremente com 16 anos de seus bens familiares e uma próspera vida religiosa, para entrar na linda família monástica, no mosteiro do Sinai. Inicialmente colocou-se sob a Direção Espiritual de um velho santo chamado Martírio. Depois da morte do seu mestre, João se colocou perto da uma cela de um outro eremita e prosseguiu seu caminho de oração, jejum, estudos, trabalhos e principalmente silêncio. Passou 19 anos na vida monástica Através dos jejuns e mortificações São João Clímaco conseguia em Cristo vencer o Demônio. Passava os seus dias numa cela solitária, bastante perto do mosteiro, de onde descia aos sábados e domingos para participar dos ritos litúrgicos com os confrades. Na sua cela só havia uma grande cruz de madeira, uma mesa e um banco que servia de cama. Sua riqueza era constituída das Sagradas Escrituras e das obras dos Padres da Igreja, especialmente de São Gregório Magno traduzido em grego. Do conjunto de mosteiro e celas que povoavam o Sinai, São João Clímaco que era muito respeitado pela santidade e conhecimento da Doutrina foi eleito abade geral, quando tinha  anos, até entrar no céu em 649.
O santo acolheu por obediências o convite para transcrever as experiências de suas longas meditações sobre a prática das virtudes cristãs. Ele escreveu o tratado de teologia ascética do caminho da perfeição na união com Deus por meio da caridade.

 

São João Clímaco... Rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.